arquivo histórico

O Arquivo Histórico, integrado no património documental do Centro de Documentação e Informação da Fundação quando esta foi criada, em 1997, fazia parte do Museu dos CTT.
Mas a sua origem remonta a um despacho de 18 de outubro de 1950 que determinou a criação de um «Arquivo de Reservados - Arquivo Histórico» e de um «Gabinete de Investigação Histórica», sob a alçada da Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones e dirigidos por Godofredo Ferreira.
Godofredo Ferreira tornou-se um autor obrigatório na área das Comunicações pelo seu pioneirismo na investigação de fontes documentais e publicação de monografias e artigos, fundamentais para a história do sector, e por ter recolhido e coligido a totalidade do acervo oitocentista do Arquivo Histórico.

Identificação temática
Comunicações: correios e telecomunicações
Extensão
729,6 metros lineares

Acervo documental

O acervo documental do Arquivo Histórico insere-se na História das Comunicações de Portugal e engloba fundos provenientes da Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, Anglo-Portuguese Telephone e APT/TLP. Os testemunhos da evolução dos serviços de correios e telecomunicações estão bem patentes na documentação administrativa e técnica deste acervo, ilustrando a sua prática institucional, principalmente a partir do século XIX.

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