2.º Ciclo – Criar e Comunicar

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

Utilizamos imagens criadas pelos alunos, fontes primárias para apropriação e criação abstrata e respetiva manipulação e animação.
Através do desenho, da fotografia, do vídeo ou das tecnologias digitais, pretendemos criar espaços de liberdade artística e de experimentação, com vista à apreensão de conhecimentos concretos sobre o mundo das comunicações.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.


√ Comunicar à medida

Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objetos artísticos, vídeos, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.


√ Visita encenada

O Postilhão visita o Museu das Comunicações.

Nesta visita encenada, a personagem Joaquim é o anfitrião que conta a história das comunicações em Portugal. No século XIX o postilhão estava encarregue do correio e mantinha-o em segurança na carruagem da mala-posta. Aqui atravessamos a era dos Correios-Mores, altura em que os mensageiros circulavam a cavalo e de corneta em punho para distribuir o correio. Seguem-se as diligências da mala-posta e assim vamos continuando a viagem ao longo dos tempos.

Todos vão fazer parte desta história cheia de peripécias e aventuras.

Competências-chave: Informação e comunicação, saber científico, técnico e tecnológico, sensibilidade estética e artística, educação de qualidade.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Artpostcom*

A Arte Postal é um movimento artístico, dos finais da década de 60, que consiste no envio de mensagens artísticas e criativas, utilizando o sistema de correios. Nesta oficina vamos criar uma obra de arte postal, para um elemento da família, que expressará a criatividade e sensibilidade dos participantes. Logo depois ela segue viagem pelo marco do correio até à escola.

Competências-chave: sensibilidade estética e artística, pensamento crítico e criativo, desenvolvimento pessoal e autonomia, educação de qualidade.


O meu programa de TV

Luzes, câmara, ação. Nesta oficina vamos fazer um programa de televisão à tua escolha. Mas atenção, para isso precisamos de escrever o guião, escolher os personagens e saber qual o melhor guarda-roupa e os adereços a utilizar. O resultado final será enviado para a escola.

Competências-chave: Informação e comunicação, desenvolvimento pessoal e autonomia, saber científico, técnico e tecnológico, educação de qualidade. 


Curtas de Animação

Nesta oficina voltamos aos primórdios do cinema para perceber de que forma eram feitos os vídeos animados. Com recurso a técnicas analógicas como o traumatrópio, iremos criar um filme de animação, fotografando “frame a frame” as imagens às quais queremos dar vida.

Competências-chave: Linguagens e textos, informação e comunicação, saber científico, técnico e tecnológico, educação de qualidade.


Robô desenhador *

Nesta oficina vamos aprender a construir um robô que pinta e desenha sozinho. Depois de explorarmos o núcleo expositivo das telecomunicações, aprendemos os primeiros passos de programação de uma forma fácil e intuitiva. Recorrendo a materiais que utilizamos no dia a dia e outros de automação, construímos em grupo para também em grupo aprendermos a resolver problemas.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, raciocínio e resolução de problemas, relacionamento interpessoal, indústria, inovação e infraestruturas.


VISITAS-JOGO PRESENCIAIS E ON-LINE

As visitas-jogo on-line (efetuadas no Zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador cultural do Museu das Comunicações e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.


Os Segredos da Mala-posta

Nesta visita-jogo, propomos uma viagem até à estação de muda do século XIX, para conhecermos a carruagem da mala-posta, que fazia o transporte de correio, bem como as personagens e costumes desta época.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, reduzir as desigualdades.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Inscrições e mais informações através do formulário.

Próximos Eventos

  1. Documentário (para escolas) – A Censura no Fio da História

    2 Dezembro 2024 @ 10:00 - 27 Julho 2025 @ 17:00
  2. Labirinto da Liberdade

    2 Dezembro 2024 @ 14:00 - 28 Julho 2025 @ 17:00
  3. Aulas de teatro (atividade on-line)

    4 Dezembro @ 18:45 - 18 Dezembro @ 19:45
  4. Labirinto do Natal

    7 Dezembro @ 14:00 - 28 Dezembro @ 17:00
  5. Código Bebé – Olha o avião!

    7 Dezembro @ 16:30 - 17:15