2.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

Utilizamos imagens criadas pelos alunos, fontes primárias para apropriação e criação abstrata e respetiva manipulação e animação.
Através do desenho, da fotografia, do vídeo ou das tecnologias digitais, pretendemos criar espaços de liberdade artística e de experimentação, com vista à apreensão de conhecimentos concretos sobre o mundo das comunicações.

artPOSTcom *

Arte Postal e comunicação.

Introdução ao movimento de Arte Postal, em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens fora da caixa. Nesta oficina explica-se tudo sobre este movimento e cada participante cria o seu postal artístico para enviar a um dos seus colegas de turma. Quem sabe se este não será o primeiro de muitos?

Competências-chave: expressão escrita e artística, cooperação, criatividade, iniciativa.


Oficina de TV

Luzes, câmaras, ação.

Como é um estúdio de televisão? Nesta oficina vamos fazer um programa de TV à escolha dos participantes: apresentar notícias, um episódio de uma série de Youtube, um debate, comentar um evento, etc. A escrita do guião, a escolha das personagens, o guarda-roupa e adereços, são processos importantes para um resultado de qualidade.

Competências-chave: expressão escrita e dramática, improviso, oralidade, gestão de informação, cooperação, falar em público.


Pantomima histórica *

Uma oficina de teatro onde se abordam alguns dos momentos históricos mais importantes nas comunicações em Portugal. Através da comunicação verbal e não-verbal, ficamos a saber como evoluíram os correios e as telecomunicações ao longo de 500 anos.

Competências-chave: comunicação verbal e não-verbal, oralidade, expressão dramática e artística.


Vídeo Animação *

Esta oficina é uma animação.

Experimentação de técnicas de animação de imagens. Vamos saber tudo sobre a evolução da fotografia, da televisão, do cinema e experimentar técnicas de animação de imagens. No fim serão capazes de criar um flipbook desenhado e um vídeo em stop motion.

Competências-chave: gestão de projeto, literacia digital, cooperação, expressão dramática e artística.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL/Instituição, desde que esta se situe no Distrito de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt