2.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

Utilizamos imagens criadas pelos alunos, fontes primárias para apropriação e criação abstrata e respetiva manipulação e animação.
Através do desenho, da fotografia, do vídeo ou das tecnologias digitais, pretendemos criar espaços de liberdade artística e de experimentação, com vista à apreensão de conhecimentos concretos sobre o mundo das comunicações.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Postal esquisito *

Introdução ao movimento de Arte Postal, em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens fora da caixa. Nesta oficina damos a conhecer este meio de comunicação e cada participante cria o seu postal que será intervencionado por colegas. Quem sabe se este não será o primeiro de muitos?

Competências-chave: expressão escrita e artística, cooperação, criatividade e iniciativa.


Oficina de TV

Luzes, câmara, ação.
A escrita do guião, a escolha das personagens, o guarda-roupa e a definição de adereços, são processos importantes para obter um resultado de qualidade. Como é um estúdio de televisão? Nesta atividade vamos fazer um programa de televisão à escolha dos participantes: apresentar notícias, um episódio de uma série, um debate, comentários a um evento, entre outros.

Competências-chave: expressão escrita e dramática, improviso, oralidade, gestão de informação, cooperação e falar em público.


Vídeo Animação *

Como é que surgiram os vídeos animados? Será que conseguimos fazer uma animação de imagens sem ser em formato digital? Nesta oficina vamos falar sobre a evolução da fotografia, da televisão e do cinema, com recurso a técnicas analógicas (flipbook) e digitais (stop motion). Em seguida, vamos criar um vídeo, fotografando "frame a frame" as imagens que queremos animar. O resultado final será surpreendente.

Competências-chave: gestão de projeto, literacia digital, cooperação e expressão dramática e artística.


A rádio do futuro *

A rádio é um dos meios de comunicação que mais tem resistido às barreiras do tempo. Reinventou-se, especializou-se e agora até podemos ouvi-la na internet. Se tivessem que fazer um programa de rádio que pudesse ser ouvido no mundo inteiro, o que teriam para dizer?

Competências-chave: trabalho em equipa, expressão escrita e dramática, oralidade e improviso.


ATIVIDADES ON-LINE

Nas visitas-oficina on-line, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu, através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.


Mala-posta

Nesta visita-jogo, propomos uma viagem até ao século XVIII para ficarmos a conhecer a carruagem da mala-posta que fazia o transporte de correio, bem como as personagens e costumes desta época.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt

Próximos Eventos

  1. Labirinto dos 25 anos

    1 Outubro @ 14:00 - 29 Outubro @ 18:00
  2. Aulas de teatro

    4 Outubro @ 19:00 - 25 Outubro @ 20:00
  3. Código Bebé – Árvore do Correio

    8 Outubro @ 16:30 - 17:15
  4. Um ciclo que não é um ciclo: O futuro do bem-estar digital – Ciberbullying, stalking e doxing

    20 Outubro @ 15:00 - 15:45
  5. Código Experiência – experimentar a escrita

    22 Outubro @ 15:00 - 16:30