2.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

Utilizamos imagens criadas pelos alunos, fontes primárias para apropriação e criação abstrata e respetiva manipulação e animação.
Através do desenho, da fotografia, do vídeo ou das tecnologias digitais, pretendemos criar espaços de liberdade artística e de experimentação, com vista à apreensão de conhecimentos concretos sobre o mundo das comunicações.

artPOSTcom

Arte Postal e comunicação.

Introdução ao movimento de Arte Postal, em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens fora da caixa. Nesta oficina explica-se tudo sobre este movimento e cada participante cria o seu postal artístico para enviar a um dos seus colegas de turma.
Quem sabe se este não será o primeiro de muitos?

Competências-chave: expressão escrita e artística, cooperação, criatividade, iniciativa.


Oficina de TV

Luzes, câmaras, ação. Como é um estúdio de televisão?

Nesta oficina vamos fazer um programa de TV à escolha dos participantes: apresentar notícias, um episódio de uma série de Youtube, um debate, comentar um evento, etc.
A escrita do guião, a escolha das personagens, o guarda-roupa e adereços, são processos importantes para um resultado de qualidade.

Competências-chave: expressão escrita e dramática, improviso, oralidade, gestão de informação, cooperação, falar em público.


Selos em BD

Selos animados em banda desenhada.

Utilizando o software de programação Scratch Jr, vamos dar vida aos selos da coleção da Fundação Portuguesa  das Comunicações e criar tiras de banda desenhada animadas, usando os selos como pano de fundo das nossas histórias.

Competências-chave: flexibilidade e adaptação, criatividade, expressão escrita, multiliteracia, capacidade de seleção.


1 animação | 100 imagens

Esta oficina é uma animação.

Experimentação de técnicas de animação de imagens. Vamos saber tudo sobre a evolução da fotografia, da televisão, do cinema e experimentar técnicas de animação de imagens. No fim serão capazes de criar um flipbook desenhado e/ou um vídeo em stop motion.

Competências-chave: gestão de projeto, literacia digital, cooperação, expressão dramática e artística.


Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt