Voluntariado

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), que se assume desde sempre como interveniente ativa na promoção da cidadania, da literacia, do conhecimento e da inclusão social, promove agora uma forma de envolvimento privilegiado com a Comunidade através do seu Programa de Voluntariado “fazparte.com”. O principal objetivo deste programa é criar e desenvolver uma rede de voluntariado que permita:

Valorizar os conhecimentos, as experiências, as competências, os afetos , o sentido de pertença a um território e a um património cultural especifico – o das comunicações e as vivências do passado profissional e cultural das pessoas , contribuindo para complementar a respetiva realização pessoal, o desenvolvimento do seu sentido de pertença, da sua auto-estima e da sua cidadania ativa.
Criação de atividades que reforçam a participação cívica no desenvolvimento da sociedade;composta por pessoas dispostas a participar nas diversas atividades e serviços da instituição e a assumir um compromisso de forma gratuita, periódica e regular, beneficiando igualmente a FPC com o contributo de todos.
Promover atividades científicas, técnicas, patrimoniais, culturais e sociais para a integração de pessoas adultas em programas de voluntariado no setor das comunicações.

Por ser aberto a toda a comunidade poderão integrar este programa todos os cidadãos maiores de idade que estejam interessados na oportunidade de exercer atividades, complementares à atividade profissional, nas diferentes áreas da Fundação, nomeadamente :

Investigação e ligação ao Ensino, nomeadamente nas áreas da História, Museologia e Património Redes e Parcerias Inter Museus
Redes e Parcerias Inter Museus
Recolha e Tratamento de “Histórias, Memórias e Narrativas”
Acolhimento, acompanhamento e condução de visitas guiadas às exposições
Organização de eventos, conferências, seminários e workshops
Tratamento de património museológico artístico e filatélico
Tratamento de património museológico postal e telecomunicações
Tratamento de património museológico documental e iconográfico / Biblioteca
Restauro, Conservação e Manutenção de Património e outros equipamentos
Comunicação e Imagem
Serviços administrativos
Loja

O processo de recrutamento tem início em janeiro, maio e setembro de cada ano. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site da FPC – www.fpc.pt e/ou presencialmente na sede da Fundação e enviar por e-mail para voluntariado@fpc.pt ou entregar presencialmente ou via postal a candidatura acompanhada de CV e Carta de Motivação.

O processo de seleção, que decorrerá nas semanas seguintes ao encerramento das inscrições, será conduzido por um júri a designar pela FPC. Após a pré-seleção dos candidatos será realizada uma entrevista individual e presencial com o objetivo de melhor conhecer a motivação, perfil e áreas de interesse de cada voluntário.

O Programa terá início com uma ação de formação geral, efetuada em colaboração com o Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa (pertencente à CML), e uma ação específica, efetuada pela FPC com o intuito de proporcionar ao voluntário o conhecimento da missão, história, cultura, organização e atividades da instituição, bem como das funções a exercer, promovendo assim uma intervenção voluntária de qualidade.

Após a formação, o voluntário exercerá atividades na área para a qual foi selecionado, tendo o apoio de um “tutor” interno da FPC.

Para saber mais sobre o programa de voluntariado da FPC, sugerimos que leia as Perguntas Frequentes.

Qualquer dúvida ou pedido de informação poderá enviar um e-mail para voluntariado@fpc.pt ou através do telefone 213 935 000.

Ficha de inscrição

Saber mais

O Programa de Voluntariado em Portugal é regido por: Lei nº71/98 de 3 de Novembro, Dec. Lei nº389/99 de 30 Setembro e Dec. Lei nº176/2005 de 25 de Outubro.