Pré-escolar

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

A promoção da literacia digital em idade pré-escolar é um dos princípios fundamentais desta oferta educativa, que tem como pilar a promoção do pensamento computacional e desenvolvimento de competências na área da matemática, numa perspetiva de equilíbrio saudável entre a esfera do digital e do analógico.

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS


Monstros de Ferro *

Estes monstros de ferro são assustadores: gigantes e tão vermelhos que parecem sempre furiosos, com as suas bocas muito grandes. Nesta oficina são explorados os conceitos de comunicação e de meios de comunicação, numa visita ao núcleo expositivo dos Correios. Aqui promovemos o desafio de criação de um postal desenhado que depois é colocado no monstro de ferro, ou marco de correio. Um postal que irá seguir o seu percurso até ser entregue na escola, pelo carteiro.

Competências-chave: criatividade, observação e interpretação, jogo simbólico, expressão artística, paciência e perseverança.


Eu penso, o Robô dança! *

O Museu das Comunicações tem robôs que adoram dançar. Será que eles conseguem dançar sozinhos? E nós? Conseguiremos imitar um robô?
Nesta atividade de expressão e comunicação iremos explorar o desenvolvimento do pensamento computacional, dançamos ao ritmo de músicas divertidas que nos dão pistas sobre o mundo das comunicações e aprendemos a controlar um robô.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, expressão motora e dramática, deslocamentos e equilíbrios, regras e cooperação.


Missão: Salvar os Oceanos *

Durante a visita ao núcleo expositivo dos Cabos Submarinos, vamos olhar para a crescente presença de poluição nos oceanos provocada por atividades humanas. No final, os alunos identificam uma mensagem que queiram comunicar sobre este tema, pintando depois uma t-shirt, onde expressam as suas preocupações ambientais. Ao vestir essa t-shirt vão contribuir para a “Missão Salvar os Oceanos”.
Esta atividade é realizada com recurso ao livro do Plano Nacional de Leitura: Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins.

Competências-chave: observação e interpretação, literacia e expressão artística.   


Robô desenhador *

O Museu das Comunicações tem dois robôs – O Cogi e o Cubetto. Vamos conhecê-los e aprender como se controlam. Depois, construímos o nosso próprio robô com capacidade para desenhar sozinho.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, cooperação, destreza fina, expressão artística.


ATIVIDADES ONLINE

Nas visitas-oficina online, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu, através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.


O MEU SELO ARTÍSTICO

Os alunos vão conhecer os selos do museu e criar o seu perfil como se de um selo se tratasse. Depois, usando as técnicas com as quais se sentirem mais confortáveis (desenho, colagem, pintura), vão preenchê-lo com influências de artistas bastante conhecidos.

Competências-chave: expressão artística, domínio de instrumentos e técnicas artísticas, criatividade.


* Atividades que podem decorrer na escola/creche/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt 

Próximos Eventos

  1. Aulas de teatro

    7 Setembro @ 19:00 - 28 Setembro @ 20:00
  2. À noite no Museu – visita guiada ao percurso das Telecomunicações

    30 Setembro @ 19:00 - 20:00
  3. Visita guiada aos “bastidores” do Museu das Comunicações

    1 Outubro @ 11:00 - 16:30
  4. Labirinto das palavras

    2 Outubro @ 14:00 - 30 Outubro @ 17:00
  5. Código Bebé, dos 0 aos 36 meses – Árvore do Correio

    9 Outubro @ 16:30 - 17:15