Pré-escolar
√ Visitas guiadas às exposições:
Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
√ Oficinas pedagógicas
A promoção da literacia digital em idade pré-escolar é um dos princípios fundamentais desta oferta educativa, que tem como pilar a promoção do pensamento computacional e desenvolvimento de competências na área da matemática, numa perspetiva de equilíbrio saudável entre a esfera do digital e do analógico.
Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Monstros de Ferro *
Estes monstros de ferro são assustadores: gigantes e tão vermelhos que parecem sempre furiosos, com as suas bocas muito grandes. Nesta oficina são explorados os conceitos de comunicação e de meios de comunicação, numa visita ao núcleo expositivo dos Correios. Aqui promovemos o desafio de criação de um postal desenhado que depois é colocado no monstro de ferro, ou marco de correio. Um postal que irá seguir o seu percurso até ser entregue na escola, pelo carteiro.
Competências-chave: criatividade, observação e interpretação, jogo simbólico, expressão artística, paciência e perseverança.
Eu penso, o Robô dança! *
O Museu das Comunicações tem robôs que adoram dançar. Será que eles conseguem dançar sozinhos? E nós? Conseguiremos imitar um robô?
Nesta atividade de expressão e comunicação iremos explorar o desenvolvimento do pensamento computacional, dançamos ao ritmo de músicas divertidas que nos dão pistas sobre o mundo das comunicações e aprendemos a controlar um robô.
Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, expressão motora e dramática, deslocamentos e equilíbrios, regras e cooperação.
Missão: Salvar os Oceanos *
Durante a visita ao núcleo expositivo dos Cabos Submarinos, vamos olhar para a crescente presença de poluição nos oceanos provocada por atividades humanas. No final, os alunos identificam uma mensagem que queiram comunicar sobre este tema, pintando depois uma t-shirt, onde expressam as suas preocupações ambientais. Ao vestir essa t-shirt vão contribuir para a “Missão Salvar os Oceanos”.
Esta atividade é realizada com recurso ao livro do Plano Nacional de Leitura: Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins.
Competências-chave: observação e interpretação, literacia e expressão artística.
O robô manda *
O Museu das Comunicações tem um robô que adora dar ordens. Nesta atividade vamos aprender a programar um robô que nos vai mandar fazer coisas muito divertidas como saltar, cantar e brincar.
Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, expressão motora e dramática, regras e cooperação.
* Atividades que podem decorrer na escola/creche/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.
Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt
Próximos Eventos
-
Labirinto dos Criptogramas
4 Março @ 14:00 - 25 Março @ 17:00 -
Aulas de Teatro (atividade on-line)
7 Março @ 19:00 - 28 Março @ 20:00 -
Workshop – Planear o improviso: a subtileza de uma comunicação eficaz
25 Março @ 15:00 - 17:00 -
Código Noite – visita guiada ao espaço Experimentação
30 Março @ 19:00 - 20:00 -
Labirinto dos Mitos e Mentiras
1 Abril @ 14:00 - 29 Abril @ 17:00