Pré-escolar
√ Visitas guiadas às exposições patentes
Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
√ Oficinas pedagógicas
A promoção da literacia digital em idade pré-escolar é um dos princípios fundamentais desta oferta educativa, que tem como pilar a promoção do pensamento computacional e desenvolvimento de competências na área da matemática, numa perspetiva de equilíbrio saudável entre a esfera do digital e do analógico.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Monstros de Ferro *
Estes monstros de ferro são assustadores: gigantes e tão vermelhos que parecem sempre furiosos, com as suas bocas muito grandes. Nesta oficina são explorados os conceitos de comunicação e de meios de comunicação, numa visita ao núcleo expositivo dos Correios. Aqui promovemos o desafio de criação de um postal desenhado que depois é colocado no monstro de ferro, ou marco de correio. Um postal que irá seguir o seu percurso até ser entregue na escola, pelo carteiro.
Competências-chave: criatividade, observação e interpretação, jogo simbólico, expressão artística, paciência e perseverança.
Eu penso, o Robô dança! *
O Museu das Comunicações tem robôs que adoram dançar. Será que eles conseguem dançar sozinhos? E nós? Conseguiremos imitar um robô?
Nesta atividade de expressão e comunicação iremos explorar o desenvolvimento do pensamento computacional, dançamos ao ritmo de músicas divertidas que nos dão pistas sobre o mundo das comunicações e aprendemos a controlar um robô.
Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, expressão motora e dramática, deslocamentos e equilíbrios, regras e cooperação.
Missão: Salvar os Oceanos *
Durante a visita ao núcleo expositivo dos Cabos Submarinos, vamos olhar para a crescente presença de poluição nos oceanos provocada por atividades humanas. No final, os alunos identificam uma mensagem que queiram comunicar sobre este tema, pintando depois uma t-shirt, onde expressam as suas preocupações ambientais. Ao vestir essa t-shirt vão contribuir para a “Missão Salvar os Oceanos”.
Esta atividade é realizada com recurso ao livro do Plano Nacional de Leitura: Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins.
Competências-chave: observação e interpretação, literacia e expressão artística.
Robô desenhador *
O Museu das Comunicações tem dois robôs – O Cogi e o Cubetto. Vamos conhecê-los e aprender como se controlam. Depois, construímos o nosso próprio robô com capacidade para desenhar sozinho.
Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, cooperação, destreza fina, expressão artística.
ATIVIDADES ONLINE
Nas visitas-oficina online, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu, através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.
O MEU SELO ARTÍSTICO
Os alunos vão conhecer os selos do museu e criar o seu perfil como se de um selo se tratasse. Depois, usando as técnicas com as quais se sentirem mais confortáveis (desenho, colagem, pintura), vão preenchê-lo com influências de artistas bastante conhecidos.
Competências-chave: expressão artística, domínio de instrumentos e técnicas artísticas, criatividade.
* Atividades que podem decorrer na escola/creche/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.
Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt
Próximos Eventos
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Aulas de teatro (atividade on-line)
3 Maio @ 19:00 - 31 Maio @ 20:00 -
Labirinto dos mapas
7 Maio @ 14:00 - 28 Maio @ 17:00 -
Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação
17 Maio @ 10:00 - 18:00 -
Código família – Oficina de arte sustentável
21 Maio @ 15:00 - 16:30 -
Código noite – visita guiada gratuita
26 Maio @ 19:00 - 20:00