Pré-escolar

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

A promoção da literacia digital em idade pré-escolar é um dos princípios fundamentais desta oferta educativa, que tem como pilar a promoção do pensamento computacional e desenvolvimento de competências na área da matemática, numa perspetiva de equilíbrio saudável entre a esfera do digital e do analógico.

Monstros de Ferro

Estes monstros de ferro parecem assustadores: enormes, tão vermelhos que parecem sempre furiosos e com bocas muito grandes. A verdade é que estes Monstros são bem amigos, desde que tenham a barriga cheia. Os monstros têm de comer alguma coisa, o que será que comem estes?

Nesta oficina, são explorados os conceitos de comunicação e de meios de comunicação, através de uma visita ao núcleo expositivo dos Correios. Aqui apresentamos os Monstros de Ferro, ou marcos do correio, e promovemos o desafio de criação de um postal desenhado que é depois colocado no Monstro de Ferro para seguir o seu percurso até ser entregue na escola, pelo carteiro.

Competências-chave: criatividade, observação e interpretação, jogo simbólico, expressão artística, paciência e perseverança.


Eu penso, o Robô dança!

O Museu das Comunicações tem um robô que adora dançar.
Será que ele consegue dançar sozinho? Vamos pensar em coreografias e pôr o Robô ANPRINO a dançar as nossas ideias.

Nesta oficina de expressão e comunicação, aprende-se a controlar um robô, a desenvolver o pensamento computacional, enquanto se dança ao ritmo de músicas divertidas.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, expressão motora e dramática, deslocamentos e equilíbrios, regras e cooperação.


Missão: Salvar os Oceanos

Durante a visita ao núcleo expositivo dos Cabos Submarinos, vamos olhar para a crescente presença de poluição que surge nos oceanos, através das várias atividades humanas. No final, os alunos identificam uma mensagem que queiram comunicar sobre este tema, pintando depois uma t-shirt, onde expressam as suas preocupações ambientais. Vestindo essa t-shirt estão a contribuir para Salvar os Oceanos.
Esta atividade é realizada com recurso ao livro do Plano Nacional de Leitura: Plasticus Maritimus de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins.

Competências-chave: literacia, observação e interpretação, expressão artística.   


O meu dia dava um puzzle

O Museu das Comunicações tem uma casa.

É na Casa do Futuro que vamos fazer um puzzle do nosso dia.
Qual será a peça que vem primeiro – lavar os dentes, adormecer ou acordar?
Uma atividade lúdica onde se abordam conceitos de rotina, higiene, organização e segurança, enquanto se desenvolvem competências de orientação espacial e de pensamento computacional.

Competências-chave: Regras e cooperação, higiene e segurança, jogo simbólico, orientação espacial.


Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt