1.º Ciclo

√ Visita encenada

O Postilhão visita o Museu das Comunicações.

Nesta visita encenada, a personagem Joaquim é o anfitrião que conta a história das comunicações em Portugal. No século XIX o postilhão estava encarregue do correio e mantinha-o em segurança na carruagem da mala-posta. Aqui atravessamos a era dos Correios-Mores, altura em que os mensageiros circulavam a cavalo e de corneta em punho para distribuir o correio. Seguem-se as diligências da mala-posta e assim vamos continuando a viagem ao longo dos tempos.

Todos vão fazer parte desta história cheia de peripécias e aventuras.

Competências-chave: expressão dramática, movimento, expressão corporal e interação.

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

A par do trabalho desenvolvido em contexto escolar e familiar, as atividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo centram-se essencialmente na exploração das tecnologias digitais nas perspetivas de literacia e entretenimento, na promoção de atividades manuais, da criatividade, da cooperação e do trabalho em equipa.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Robô Nico, o Sabichão *

No Museu das Comunicações existe um robô que adora jogos e desafios. Será que podemos aprender matemática com balanças? E português com mapas? Nesta atividade iremos utilizar os objetos da sala dos transportes enquanto aprendemos a programar um robô.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, cooperação, literacia digital e cálculo mental.


Postal esquisito *

Sabias que existem postais esquisitos? Nesta oficina vamos dar a conhecer o movimento de Arte Postal, em que pessoas do mundo inteiro trocavam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens originais. Vem conhecer este meio de comunicação, cria o teu postal e troca-o com o teu colega para ambos criarem os postais mais esquisitos e originais do museu.

Competências-chave: expressão escrita, criatividade, imaginação e motricidade fina.


A exposição ganhou vida com o Scratch *

Nesta oficina vamos explorar o software de programação Scratch Jr e com ele vamos criar histórias fantásticas. Mas atenção, nem todos vivem dentro do programa. O Museu das Comunicações tem muitas personagens que gostariam de ganhar vida. Passo a passo, vamos ensinar-lhes coisas simples como andar e falar.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, literacia digital, pensamento lógico e criatividade.


Missão: salvar os oceanos *

Nesta oficina vamos conhecer o núcleo expositivo dos cabos submarinos e perceber a importância da preservação das espécies marinhas. Sabias que existe uma grande quantidade de lixo no fundo do mar? Com a ajuda do livro "Plasticus Maritimus", de Ana Pêgo, vamos compreender melhor esta realidade. Depois, vamos construir marionetas de figuras aquáticas com o lixo recolhido por mergulhadores voluntários.

Competências-chave: consciência ambiental, expressão plástica, criatividade e 5 R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar).

 


VISITAS-JOGO: ON-LINE E PRESENCIAIS

As visitas-jogo on-line (efetuadas no zoom) e presenciais (museu) são realizadas por um mediador cultural e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, sopa de letras, questionários, jogo verdadeiro ou falso e jogos de expressão criativa.


Correios

Uma visita-jogo que aborda 500 anos da história dos correios em Portugal. Do correio-mor ao carteiro, abordamos as profissões ligadas aos correios. E do transporte a pé ou a cavalo até ao Vedur (Viatura elétrica e sustentável), exploramos os transportes utilizados na entrega de correio.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações através do formulário

Próximos Eventos

  1. Visita encenada (para Escolas) – O Postilhão visita o Museu das Comunicações

    2 Janeiro @ 10:00 - 29 Junho @ 17:00
  2. Labirinto da Liberdade

    1 Junho 2024 @ 14:00 - 25 Janeiro 2025 @ 17:00
  3. Labirinto da Brincadeira

    1 Junho @ 14:00 - 29 Junho @ 17:00
  4. Verão em Comunicação

    3 Junho @ 10:00 - 18 Setembro @ 17:00
  5. Aulas de Teatro (atividade on-line)

    4 Junho @ 19:00 - 25 Junho @ 20:00