1.º Ciclo – Olhar e Interpretar
√ Visitas guiadas às exposições:
Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
√ Oficinas pedagógicas
A par do trabalho desenvolvido em contexto escolar e familiar, as atividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo centram-se essencialmente na exploração das tecnologias digitais nas perspetivas de literacia e entretenimento, na promoção de atividades manuais, da criatividade, da cooperação e do trabalho em equipa.
√ Comunicar à medida
Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objetos artísticos, vídeos, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.
Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.
√ Visita encenada
O Postilhão visita o Museu das Comunicações.
Nesta visita encenada, a personagem Joaquim é o anfitrião que conta a história das comunicações em Portugal. No século XIX o postilhão estava encarregue do correio e mantinha-o em segurança na carruagem da mala-posta. Aqui atravessamos a era dos Correios-Mores, altura em que os mensageiros circulavam a cavalo e de corneta em punho para distribuir o correio. Seguem-se as diligências da mala-posta e assim vamos continuando a viagem ao longo dos tempos.
Todos vão fazer parte desta história cheia de peripécias e aventuras.
Competências-chave: Informação e comunicação, saber científico, técnico e tecnológico, sensibilidade estética e artística, educação de qualidade.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Robô Nico, o Sabichão*
No Museu das Comunicações existe um robô que adora jogos e desafios. Com ele vamos poder ver formas geométricas, aprender português com mapas e desenhar várias peças do museu. Nesta atividade iremos utilizar os objetos da sala dos transportes, peças relacionadas com as aprendizagens essenciais do plano curricular, enquanto aprendemos a programar um robô.
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, sensibilidade estética e artística, informação e comunicação, indústria, inovação e infraestruturas.
Postal esquisito
Nesta oficina vamos dar a conhecer o movimento de Arte Postal, no qual pessoas do mundo inteiro trocavam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens originais. Vem conhecer este meio de comunicação, cria o teu postal e troca-o com o teu colega para ambos criarem os postais mais esquisitos e originais do museu.
Competências-chave: Informação e comunicação, pensamento crítico e criativo, relacionamento interpessoal educação de qualidade.
Camões trocado por miúdos *
Sabias que Luís Vaz de Camões foi o maior poeta de todos os tempos?
Ele ficou famoso por escrever a epopeia “Os Lusíadas”, mas também é chamado de poeta zarolho porque perdeu um olho numa batalha contra os mouros. Nesta oficina vamos visitar a nova exposição dedicada a este poeta, conhecer melhor a sua obra e fazer jogos de escrita criativa, jogos de palavras e acrósticos.
Competências-chave: Linguagens e textos, pensamento crítico e pensamento criativo, sensibilidade estética e artística, educação de qualidade.
Missão: salvar os oceanos
No fundo dos oceanos existem recifes artificiais que se desenvolvem junto dos cabos submarinos e que servem de abrigo às espécies marinhas, dando assim origem a um ecossistema repleto de algas, anémonas e corais. Nesta oficina vamos conhecer o núcleo expositivo dos cabos submarinos e perceber a importância da preservação dos oceanos. Seguidamente vamos construir marionetas de figuras aquáticas com lixo reutilizado.
Competências-chave: Bem-estar, saúde e ambiente, raciocínio e resolução de problemas, informação e comunicação, proteger a vida marinha.
VISITAS-JOGO: ON-LINE E PRESENCIAIS
As visitas-jogo on-line (efetuadas no zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador cultural do Museu das Comunicações e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.
Do Correio ao Carteiro
Uma visita-jogo que aborda 500 anos da história dos correios em Portugal. Do correio-mor ao carteiro, abordamos as profissões ligadas aos correios. E do transporte a pé ou a cavalo até ao Vedur (viatura elétrica e sustentável), exploramos os transportes utilizados na entrega de correio.
* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
Inscrições e mais informações através do formulário.
Próximos Eventos
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Labirinto da Liberdade
1 Outubro 2024 @ 14:00 - 27 Maio 2025 @ 17:00 -
Aulas de teatro (on-line)
2 Outubro @ 18:45 - 30 Outubro @ 19:45 -
Dia Mundial dos Correios
9 Outubro @ 10:00 - 17:00 -
Labirinto dos Correios
12 Outubro @ 14:00 - 26 Outubro @ 17:00 -
Museálogos – A comunicar é que a gente se entende
12 Outubro @ 14:30 - 16:00