1.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

A par do trabalho desenvolvido em contexto escolar e familiar, as atividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo centram-se essencialmente na exploração das tecnologias digitais nas perspetivas de literacia e entretenimento, na promoção de atividades manuais, da criatividade, da cooperação e do trabalho em equipa.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Robô Sabichão *

O nosso robô adora jogos e desafios. Podemos aprender matemática com balanças? E português com mapas? Nesta atividade usamos os objetos da sala dos transportes do Museu das Comunicações, peças relacionadas com as aprendizagens essenciais do plano curricular, enquanto aprendemos a programar um robô.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, regras, cooperação, literacia digital e resolução de problemas.


artPOSTcom *

Introdução ao movimento de Arte Postal, em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens fora da caixa. Nesta oficina damos a conhecer este meio de comunicação e cada participante cria o seu postal para enviar a um dos seus colegas de turma. Quem sabe se este não será o primeiro de muitos?

Competências-chave: expressão escrita e artística, cooperação, criatividade e iniciativa.


A exposição ganhou vida com o Scratch *

Utilizando o software de programação Scratch Jr, criam-se histórias, personagens e sons. Mas atenção, nem todas vivem dentro do programa. O Museu das Comunicações tem muitas personagens que querem ganhar vida mas não sabem o que fazer. Passo a passo, vamos ensinar-lhes coisas simples como andar e falar.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, literacia digital, pensamento lógico e criatividade.


Passa a mensagem *

O telefone está a desaparecer e para que isso não aconteça precisamos de o modernizar e reinventar. Com materiais de desperdício de comunicações iremos criar um telefone capaz de superar todas as barreiras do tempo, um telefone do futuro.

Competências-chave: criatividade, jogo simbólico, literacia digital e motricidade fina.


ATIVIDADES ONLINE

Nas visitas-oficina online, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu, através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.


Telefone invisível

Oficina onde fazemos uma chamada telefónica, usando um telefone invisível. Através da comunicação verbal, os diálogos vão sendo estabelecidos de forma alternada entre os alunos. Como o objetivo é passar a mensagem entre o emissor e o recetor, de forma divertida, iremos dificultar a comunicação com sons e palavras proibidas.

Competências-chave: observação e interpretação, discurso oral, concentração, paciência, criatividade e improviso.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt  

Próximos Eventos

  1. Labirinto do Natal: peddy paper para fazer em família nos corredores do museu

    4 Dezembro @ 14:00 - 18 Dezembro @ 17:00
  2. Aulas de teatro (atividade on-line)

    7 Dezembro @ 19:00 - 28 Dezembro @ 20:00
  3. Código Bebé, dos 0 aos 36 meses – Natal no fundo do mar

    11 Dezembro @ 16:30 - 17:15
  4. Aulas de teatro (atividade on-line)

    4 Janeiro 2022 @ 19:00 - 25 Janeiro 2022 @ 20:00
  5. Labirinto das Artes

    8 Janeiro 2022 @ 14:00 - 29 Janeiro 2022 @ 17:00