1.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

A par do trabalho desenvolvido em contexto escolar e familiar, as atividades dirigidas aos alunos do 1º ciclo centram-se essencialmente na exploração das tecnologias digitais nas perspetivas de literacia e entretenimento, na promoção de atividades manuais, da criatividade, da cooperação e do trabalho em equipa.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Robô Sabichão *

O nosso robô adora jogos e desafios. Podemos aprender matemática com balanças? E português com mapas? Nesta atividade usamos os objetos da sala dos transportes do Museu das Comunicações, peças relacionadas com as aprendizagens essenciais do plano curricular, enquanto aprendemos a programar um robô.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, regras, cooperação, literacia digital e resolução de problemas.


artPOSTcom *

Introdução ao movimento de Arte Postal, em que artistas do mundo inteiro trocam cartas ou postais ilustrados com desenhos, pinturas, colagens e mensagens fora da caixa. Nesta oficina damos a conhecer este meio de comunicação e cada participante cria o seu postal para enviar a um dos seus colegas de turma. Quem sabe se este não será o primeiro de muitos?

Competências-chave: expressão escrita e artística, cooperação, criatividade e iniciativa.


A exposição ganhou vida com o Scratch *

Utilizando o software de programação Scratch Jr, criam-se histórias, personagens e sons. Mas atenção, nem todas vivem dentro do programa. O Museu das Comunicações tem muitas personagens que querem ganhar vida mas não sabem o que fazer. Passo a passo, vamos ensinar-lhes coisas simples como andar e falar.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, literacia digital, pensamento lógico e criatividade.


Robô desenhador *

O Museu das Comunicações tem dois robôs, o Cogi e o Cubetto. Vamos conhecê-los e aprender como funcionam. Depois construimos o nosso próprio robô com capacidade para desenhar sozinho.

Competências-chave: introdução ao pensamento computacional, cooperação, motricidade fina e expressão artística.


ATIVIDADES ON-LINE

Nas visitas-oficina on-line, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu, através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.


Meios de comunicação

Uma visita-jogo que aborda 500 anos de história através dos principais meios de comunicação, da carta à internet.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt  

Próximos Eventos

  1. Labirinto dos Criptogramas

    4 Março @ 14:00 - 25 Março @ 17:00
  2. Aulas de Teatro (atividade on-line)

    7 Março @ 19:00 - 28 Março @ 20:00
  3. Workshop – Planear o improviso: a subtileza de uma comunicação eficaz

    25 Março @ 15:00 - 17:00
  4. Código Noite – visita guiada ao espaço Experimentação

    30 Março @ 19:00 - 20:00
  5. Labirinto dos Mitos e Mentiras

    1 Abril @ 14:00 - 29 Abril @ 17:00