património museológico

As origens da constituição do acervo museológico remontam ao ano de 1878, data em que o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria promulgou as orientações para a Direcção Geral dos Correios, no sentido da criação do “Museo Postal”. A orientação foi acolhida pela Direção Geral que criou o Museu, dotando-o das suas primeiras trinta peças.

Atualmente, o Património Museológico integra um valioso acervo de peças, que vão desde o século XVI aos nossos dias, incluindo uma importante coleção de selos de Portugal e de quase todos os países do Mundo que são membros da União Postal Universal (UPU).

O Património Museológico encontra-se agrupado em grandes coleções para facilitar a organização deste acervo e proporcionar as melhores condições de tratamento, arquivo e investigação museológica.
As coleções deste espólio museológico dividem-se em três grandes áreas:

√ Coleções Postais
√ Coleções de Telecomunicações
√ Coleções Artísticas e Filatélicas

O Património Museológico confiado à Fundação encontra-se em:

Exposição

√ Na Exposição Permanente do Museu das Comunicações, intitulada “Vencer a Distância – Cinco Séculos das Comunicações em Portugal”
√ Em Exposições Temporárias e Itinerantes, organizadas pela Fundação ou por outras entidades

Reservas Museológicas

Locais de acesso reservado e da máxima segurança, equipados com sistemas de controlo ambiental computorizado para uma correta estabilização das condições de temperatura e humidade relativas. Estas Reservas Museológicas têm vindo, nos últimos anos, a tender para a possibilidade de poderem ser espaços visitados, em momentos especiais, bem como por públicos especializados, como investigadores, para a realização de trabalhos de índole científica.

O Património Museológico está inventariado em bases de dados informáticas, o que permite a consulta de informações, relativas a cada peça, incluindo a sua imagem digitalizada.

Conta, ainda, com a disponibilização de informação na internet, através do Catálogo Digital.

Exposições

  1. Cabos Submarinos

    10 Setembro 2020 - 31 Dezembro 2050
  2. D. Manuel I

    10 Outubro 2020 @ 10:00 - 30 Abril 2024 @ 18:00
  3. Visita encenada – O Postilhão visita o Museu das Comunicações

    2 Janeiro @ 10:00 - 29 Junho @ 17:00
  4. DO CABO ZERO À LIBERDADE

    1 Abril 2024 @ 10:00 - 1 Abril 2025 @ 18:00