3.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

A proposta pedagógica para o 3º ciclo, coloca as TIC no centro das atividades propostas: a história e evolução das TIC, os constrangimentos que levaram à invenção de novas soluções tecnológicas; as TIC como ferramenta de trabalho, a pesquisa, interpretação, tratamento e produção de informação.
Atividades experimentais ligadas à investigação das ciências naturais que tiveram impacto no desenvolvimento das comunicações.

Do estúdio de TV para o YouTube

Os youtubers já chegaram.

Conhecer o estúdio de televisão, criar um conceito para o um programa do Youtube.
Moda, futebol, comédia ou qualquer outra coisa, o tema é livre e o limite é a imaginação.
Após eleito o tema, escolhem-se os planos, os adereços e com a participação de todos, grava-se um vídeo que pode ser depois publicado no Youtube, Vimeo, Facebook, Instagram, etc.

Competências-chave:  gestão de projeto, oralidade, expressão dramática e artística, literacia digital.


Enigma

Desvendar o enigma de Morse.

É uma atividade com equipas de pelo menos 2 elementos. Um dos elementos fica na torre de controlo, e os restantes, vão para o terreno, no núcleo das Telecomunicações. Comunicam através de walkie-talkies. A torre de controlo vai colocando perguntas e dando pistas enquanto a equipa que está no terreno tem de seguir as pistas e encontrar as respostas. No final do trabalho de campo, cada equipa recebe uma mensagem em código morse, para decifrar. Ganha a equipa que terminar todas as tarefas em primeiro lugar.

Competências-chave: cooperação e comunicação, resiliência, oralidade.


Roteiros Digitais

Uma história feita de imagens.

Uma atividade em equipa. Usando máquinas fotográficas e/ou smartphones cada grupo explora livremente os espaços do Museu das Comunicações e imagina uma história com base no que a exposição provocou e suscitou.
Depois desta primeira parte do desafio, reúnem-se os grupos e cada equipa criará o seu storyboard e contará a sua história que pode depois partilhar com os restantes elementos e com o mundo, se quiser.

Competências-chave: interpretação e tratamento de informação, criatividade, multiliteracia.


Luzes, pilhas, ação!

Pilha, vai na Volta.

O nome “pilha” vem da forma como este elemento é construído. Vamos construir uma Pilha de Volta e perceber a importância que esta teve na revolução das comunicações.

Competências-chave: experimentação, linguagem simbólica, interpretação, empirismo, reação química e física.


Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt