3.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

A proposta pedagógica para o 3º ciclo, coloca as TIC no centro das atividades propostas: a história e evolução das TIC, os constrangimentos que levaram à invenção de novas soluções tecnológicas; as TIC como ferramenta de trabalho, a pesquisa, interpretação, tratamento e produção de informação.
Atividades experimentais ligadas à investigação das ciências naturais que tiveram impacto no desenvolvimento das comunicações.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Do estúdio de TV para o YouTube

Os youtubers são as novas celebridades e nesta atividade vamos perceber o que é preciso para criar vídeos para a internet. Iremos trabalhar o conceito de vídeo, escolher um tema (moda, futebol, comédia) e gravar em estúdio um programa. O formato é livre e o limite é a imaginação. Após definido o tema, escolhem-se os planos, os adereços e com a participação de todos, gravamos um vídeo que depois pode ser publicado no YouTube.

Competências-chave:  gestão de projeto, oralidade, expressão dramática e artística e literacia digital.


Enigma

Esta é uma atividade de equipas onde os alunos são desafiados. Cada equipa tem um elemento que fica na torre de controlo e os restantes vão para o terreno, no núcleo das telecomunicações. Comunicam através de walkie-talkies. A torre de controlo vai colocando perguntas e dando pistas, enquanto a equipa que está no terreno tem de as seguir para encontrar as respostas. No final do trabalho de campo, cada equipa recebe uma mensagem em código Morse para decifrar. Ganha a equipa que terminar todas as tarefas em primeiro lugar.

Competências-chave: cooperação, comunicação, orientação, resiliência e oralidade.


Podcast

Como se faz um podcast? Desde a ideia à edição, nesta oficina vamos aprender todos os passos para fazer um podcast que pode, posteriormente, ser partilhado na internet.

Competências-chave: trabalho em equipa, expressão escrita e dramática, oralidade e improviso.


Mapa científico

Uma equipa de cientistas é largada na exposição "Vencer a Distância" com o objetivo de desvendar os grandes mistérios científicos das comunicações, relacionados com o som, a luz e a energia. Orientados por um mapa, a equipa irá encontrar as respostas aos desafios colocados. Cada um dos temas será trabalhado num contexto prático, resultando na elaboração de relatórios.

Competências-chave: rigor científico, interpretação de dados, capacidade de análise, experimentação e formulação de hipóteses.


ATIVIDADES ON-LINE

Nas visitas-oficina on-line, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu (correios, telecomunicações ou cabos submarinos), através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.


Segurança na internet

A internet revolucionou o modo como comunicamos globalmente. Nesta visita-jogo, vamos perceber como surgiu esta tecnologia e ficar a conhecer os principais cuidados que devemos ter para a usar em segurança.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt 

Próximos Eventos

  1. Cabos submarinos

    10 Setembro 2020 - 31 Dezembro 2022
  2. D. Manuel I

    10 Outubro 2020 @ 10:00 - 31 Março 2023 @ 18:00
  3. Espaço Experimentação

    6 Outubro 2022 @ 10:00 - 31 Março 2023 @ 18:00
  4. Trabalhadores das Comunicações, uma história a preto e branco

    7 Outubro 2022 @ 10:00 - 31 Março 2023 @ 18:00
  5. Labirinto do Natal

    3 Dezembro @ 14:00 - 17 Dezembro @ 17:00