3.º Ciclo – Pensar e Comunicar

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

A proposta pedagógica para o 3º ciclo, coloca as TIC no centro das atividades propostas: a história e evolução das TIC, os constrangimentos que levaram à invenção de novas soluções tecnológicas; as TIC como ferramenta de trabalho, a pesquisa, interpretação, tratamento e produção de informação.
Atividades experimentais ligadas à investigação das ciências naturais que tiveram impacto no desenvolvimento das comunicações.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.


√ Comunicar à medida

Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objetos artísticos, vídeos, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.


√ Visita encenada

O Postilhão visita o Museu das Comunicações.

Nesta visita encenada, a personagem Joaquim é o anfitrião que conta a história das comunicações em Portugal. No século XIX o postilhão estava encarregue do correio e mantinha-o em segurança na carruagem da mala-posta. Aqui atravessamos a era dos Correios-Mores, altura em que os mensageiros circulavam a cavalo e de corneta em punho para distribuir o correio. Seguem-se as diligências da mala-posta e assim vamos continuando a viagem ao longo dos tempos.

Todos vão fazer parte desta história cheia de peripécias e aventuras.

Competências-chave: Informação e comunicação, saber científico, técnico e tecnológico, sensibilidade estética e artística, educação de qualidade.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS


Do  Tik Tok para a TV

Nesta oficina iremos trabalhar o conceito de vídeo, associado às redes sociais. Em seguida vamos mudar o paradigma e transformar o vídeo inicialmente pensado para as redes e transformá-lo num programa de TV convencional. Após a escolha do tema, selecionam-se os planos, os adereços e, com a participação de todos, gravamos um vídeo no nosso estúdio de televisão.

Competências-chave:  Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, sensibilidade estética e artística, educação de qualidade.


Decifra o Enigma

Esta é uma atividade onde os alunos são divididos em grupo. Cada equipa tem um ou mais elementos que ficam na torre de controlo e os restantes deslocam-se para o núcleo das telecomunicações. Com a comunicação feita através de walkie-talkies, as equipas vão decifrando os enigmas e no final recebem uma mensagem em Código Morse para desvendar.

Competências-chave: Pensamento crítico e criativo, relacionamento interpessoal, raciocínio e resolução de problemas, educação de qualidade.


Podcast: comunicar é natural*

Como se faz um podcast? Nesta oficina vamos aprender todos os passos para fazer um podcast, que pode posteriormente ser partilhado na internet. Tendo como base a ideia de comunicação, vamos criar um programa cujo objetivo é relatar a experiência vivida no Museu das Comunicações.

Competências-chave: Informação e comunicação, desenvolvimento pessoal e autonomia, pensamento critico e pensamento criativo, educação de qualidade.


O meu carro "sustentável"*

No Museu das Comunicações existe um carro sustentável, o VEDUR – Veículo Elétrico de Distribuição Urbana, é um modelo único e foi criado em 2017, pela Universidade de Aveiro. Vem conhecer melhor este meio de transporte e constrói o teu carro sustentável nesta oficina de robótica.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, desenvolvimento pessoal e autonomia, relacionamento interpessoal. Atividade que cumpre metas do ODS 11*


Visitas-Jogo presenciais e on-line

As visitas-jogo on-line (efetuadas no Zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador cultural do Museu das Comunicações e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.


Do Telégrafo à Internet

Nesta oficina vamos perceber de que forma o homem foi ultrapassando o maior obstáculo à comunicação, a distância. Da telegrafia visual à internet, vamos explorar os equipamentos utilizados e perceber como se estabelecia a comunicação.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, reduzir as desigualdades.


* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Inscrições e mais informações através do formulário.

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