3.º Ciclo

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
Nº Máximo de participantes: 25


√ Oficinas pedagógicas

A proposta pedagógica para o 3º ciclo, coloca as TIC no centro das atividades propostas: a história e evolução das TIC, os constrangimentos que levaram à invenção de novas soluções tecnológicas; as TIC como ferramenta de trabalho, a pesquisa, interpretação, tratamento e produção de informação.
Atividades experimentais ligadas à investigação das ciências naturais que tiveram impacto no desenvolvimento das comunicações.

Do estúdio de TV para o YouTube

Os youtubers já chegaram.

Conhecer o estúdio de televisão, criar um conceito para um programa de Youtube.
Moda, futebol, comédia ou qualquer outra coisa, o tema é livre e o limite é a imaginação.
Após eleito o tema, escolhem-se os planos, os adereços e com a participação de todos, grava-se um vídeo que pode ser depois publicado no Youtube.

Competências-chave:  gestão de projeto, oralidade, expressão dramática e artística, literacia digital.


Enigma

Desvendar o enigma de Morse.

É uma atividade com equipas de pelo menos 2 elementos. Um dos elementos fica na torre de controlo, e os restantes, vão para o terreno, no núcleo das Telecomunicações. Comunicam através de walkie-talkies. A torre de controlo vai colocando perguntas e dando pistas enquanto a equipa que está no terreno tem de seguir as pistas e encontrar as respostas. No final do trabalho de campo, cada equipa recebe uma mensagem em código morse para decifrar. Ganha a equipa que terminar todas as tarefas em primeiro lugar.

Competências-chave: cooperação e comunicação, orientação, resiliência, oralidade.


Alexa, let´s talk!

The house of the future – Casa do Futuro – is the perfect setting to start training our English language skills. Alexa, the artificial intelligence device of the house, is very nice and helpful. Who will be able to keep a conversation with her?

In this activity, students will be able to understand and enact situations that usually take place at our homes, by being able to identify spaces and objects in this context.

Key skills: English, interpretation, improvision, oral, drama.


Mapa científico

Uma equipa de cientistas é largada na exposição Vencer a Distância com o objetivo de desvendar grandes mistérios científicos ligados às comunicações. Orientados por um mapa, os desafios relacionam-se com domínios científicos como o Som, Luz e Energia, e, são abordados em contexto prático, resultando na elaboração de relatórios práticos.

Competências-chave: rigor científico, interpretação de dados, capacidade de análise, experimentação e formulação e hipóteses.


Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt 

Próximos Eventos

  1. Cabos submarinos

    10 Setembro 2020 - 31 Dezembro 2021
  2. Amália e os Média – um ensaio

    18 Setembro @ 10:00 - 7 Dezembro @ 18:00
  3. Atividade para famílias “Labirinto das palavras”

    3 Outubro @ 14:00 - 31 Outubro @ 17:00
  4. D. Manuel I

    10 Outubro @ 10:00 - 31 Dezembro @ 18:00
  5. À noite no Museu

    29 Outubro @ 18:00 - 22:00