Secundário e Técnico-Profissional – Conectar e Inovar

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários:
2ª a 6ª feira: 10h30, 12h, 14h30 e 16h
Última 5ª feira do mês: 19h


√ Oficinas pedagógicas

Na reta final do percurso da escolaridade obrigatória, pretendemos realizar atividades que promovam o pensamento crítico, a criatividade e o debate como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude flexível e resiliente.
Trabalhamos o conceito de futuro do Museu das Comunicações, nas vertentes da ética, da filosofia, da globalização e do património, a par do desenvolvimento tecnológico.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.

√ Comunicar à medida

Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objetos artísticos, vídeos, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Quem tem medo da inteligência artificial*

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) está a ganhar cada vez mais entusiastas. E qual será a relação da IA com a Arte? Nesta oficina vamos ter a oportunidade de criar um desenho e posteriormente vê-lo representado num sistema de inteligência artificial. No final, iremos debater as vantagens e desvantagens da IA no meio artístico.

Competências-chave: Informação e Comunicação, pensamento crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas, indústria, inovação e infraestruturas.


Camões Postal*

Podemos representar visualmente um conceito de identidade? Nesta oficina iremos reinterpretar a identidade coletiva de Camões e traduzi-la graficamente num postal que depois seguirá por correio para a escola ou para casa. Partindo da nova exposição alusiva ao grande poeta português, Luís Vaz de Camões, iremos fazer uma viagem filatélica por quinhentos anos de história.

Competências-chave: Linguagens e textos, saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.


Oficina de publicidade

Partindo dos elementos gráficos presentes no núcleo expositivo “Do Cabo Zero à Liberdade” iremos criar, através de técnicas manuais e canetas de grafiti, um cartaz publicitário. E se o cartaz fosse censurado? Qual seria o seu resultado final? Nesta oficina vamos conhecer a história da censura nas comunicações, explorar a evolução das técnicas de publicidade, design e formatos dos cartazes, até aos dias de hoje.

Competências-chave: Linguagens e textos, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, paz, justiça e instituições eficazes.


Uma curta no Museu

Existem muitas pessoas envolvidas na realização de um filme, tais como guionistas, produtores, realizadores, anotadores, atores, entre outros. Nesta oficina iremos realizar uma curta-metragem onde os alunos terão a oportunidade de passar por todas as fases de criação: escrever o guião, filmar e por fim editar o vídeo. O cenário será o conteúdo expositivo do Museu das Comunicações.

Competências-chave: Informação e Comunicação, pensamento crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas, educação de qualidade.


 

√ Um ciclo que não é um ciclo | #UCQNEUC

“Um ciclo que não é um ciclo” regressa neste novo ano escolar para desafiar os alunos com um conjunto de reflexões sobre o futuro. Em cada debate, analisamos a relação entre a humanidade e a tecnologia. Através destas conversas sensibilizamos também os participantes a refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nesta 7ª edição, as sessões manter-se-ão presenciais e on-line.

Temas em debate:
out. ’24 O FUTURO DA SAÚDE
nov. ’24 O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
jan. ’25 O FUTURO DA EDUCAÇÃO
fev. ’25 O FUTURO DA POLÍTICA
mar. ’25 O FUTURO DA TECNOLOGIA

“Maletas Pedagógicas” #UCQNEUC – As maletas pedagógicas “Um ciclo que não é um ciclo” estão disponíveis em FPC Digital, podem ser consultadas e descarregadas pelos professores e o seu conteúdo pode ser utilizado livremente em sala de aula.
O conteúdo inserido nas “maletas pedagógicas”, abrange todos os temas de edições anteriores.

 

VISITAS-JOGO PRESENCIAIS E ON-LINE  

As visitas-jogo on-line (efetuadas no Zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador cultural do Museu das Comunicações e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, reduzir as desigualdades.


Inovação e Democracia

Tornar as tecnologias de informação e comunicação universais e com preços acessíveis, é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta visita-jogo propomos um debate consciente e com sentido crítico através de linhas orientadoras e jogos de palavras, estabelecidos pelo mediador.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, pensamento crítico e pensamento criativo, reduzir as desigualdades.

 


* Atividades que podem decorrer na escola ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Inscrições e mais informações através do formulário.

Próximos Eventos

  1. Documentário (para escolas) – A Censura no Fio da História

    2 Dezembro 2024 @ 10:00 - 27 Julho 2025 @ 17:00
  2. Labirinto da Liberdade

    2 Dezembro 2024 @ 14:00 - 28 Julho 2025 @ 17:00
  3. Aulas de teatro (atividade on-line)

    4 Dezembro @ 18:45 - 18 Dezembro @ 19:45
  4. Labirinto do Natal

    7 Dezembro @ 14:00 - 28 Dezembro @ 17:00
  5. Visita encenada – O Postilhão visita o Museu das Comunicações

    14 Dezembro @ 15:30 - 17:00