Secundário e Técnico-Profissional – Conectar e Inovar
√ Visitas guiadas às exposições:
- Vencer a Distância
- Cabos Submarinos
- Mala-posta
- Do Cabo Zero à Liberdade
- Destino Camões: épico, lírico, universal
Horários:
2ª a 6ª feira: 10h30, 12h, 14h30 e 16h
Última 5ª feira do mês: 19h
√ Oficinas pedagógicas
Na reta final do percurso da escolaridade obrigatória, pretendemos realizar atividades que promovam o pensamento crítico, a criatividade e o debate como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude flexível e resiliente.
Trabalhamos o conceito de futuro do Museu das Comunicações, nas vertentes da ética, da filosofia, da globalização e do património, a par do desenvolvimento tecnológico.
Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.
√ Comunicar à medida
Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objetos artísticos, vídeos, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Quem tem medo da inteligência artificial*
Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) está a ganhar cada vez mais entusiastas. E qual será a relação da IA com a Arte? Nesta oficina vamos ter a oportunidade de criar um desenho e posteriormente vê-lo representado num sistema de inteligência artificial. No final, iremos debater as vantagens e desvantagens da IA no meio artístico.
Competências-chave: Informação e Comunicação, pensamento crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas, indústria, inovação e infraestruturas.
Camões Postal*
Podemos representar visualmente um conceito de identidade? Nesta oficina iremos reinterpretar a identidade coletiva de Camões e traduzi-la graficamente num postal que depois seguirá por correio para a escola ou para casa. Partindo da nova exposição alusiva ao grande poeta português, Luís Vaz de Camões, iremos fazer uma viagem filatélica por quinhentos anos de história.
Competências-chave: Linguagens e textos, saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.
Oficina de publicidade
Partindo dos elementos gráficos presentes no núcleo expositivo “Do Cabo Zero à Liberdade” iremos criar, através de técnicas manuais e canetas de grafiti, um cartaz publicitário. E se o cartaz fosse censurado? Qual seria o seu resultado final? Nesta oficina vamos conhecer a história da censura nas comunicações, explorar a evolução das técnicas de publicidade, design e formatos dos cartazes, até aos dias de hoje.
Competências-chave: Linguagens e textos, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, paz, justiça e instituições eficazes.
Uma curta no Museu
Existem muitas pessoas envolvidas na realização de um filme, tais como guionistas, produtores, realizadores, anotadores, atores, entre outros. Nesta oficina iremos realizar uma curta-metragem onde os alunos terão a oportunidade de passar por todas as fases de criação: escrever o guião, filmar e por fim editar o vídeo. O cenário será o conteúdo expositivo do Museu das Comunicações.
Competências-chave: Informação e Comunicação, pensamento crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas, educação de qualidade.
√ Um ciclo que não é um ciclo | #UCQNEUC
“Um ciclo que não é um ciclo” regressa neste novo ano escolar para desafiar os alunos com um conjunto de reflexões sobre o futuro. Em cada debate, analisamos a relação entre a humanidade e a tecnologia. Através destas conversas sensibilizamos também os participantes a refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nesta 7ª edição, as sessões manter-se-ão presenciais e on-line.
Temas em debate:
out. ’24 O FUTURO DA SAÚDE
nov. ’24 O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
jan. ’25 O FUTURO DA EDUCAÇÃO
fev. ’25 O FUTURO DA POLÍTICA
mar. ’25 O FUTURO DA TECNOLOGIA
“Maletas Pedagógicas” #UCQNEUC – As maletas pedagógicas “Um ciclo que não é um ciclo” estão disponíveis em FPC Digital, podem ser consultadas e descarregadas pelos professores e o seu conteúdo pode ser utilizado livremente em sala de aula.
O conteúdo inserido nas “maletas pedagógicas”, abrange todos os temas de edições anteriores.
√ Documentário - A Censura no Fio da História
Vamos falar de censura?
A censura sempre existiu ao longo da História, contudo, em Portugal, teve mais ênfase e maior impacto na época do Estado Novo.
Nesta oficina vamos conhecer alguns factos históricos condicionados pela censura e saber de que forma ela influenciou o curso da nossa História, pegando no exemplo prático do Jornal do Fundão.
Após assistirem ao documentário “A Censura no Fio da História”, os alunos e professores terão a oportunidade de conversar com o realizador Ricardo Paulouro, sobre o seu trabalho. De seguida, fazem uma visita livre à exposição: “Do Cabo Zero à Liberdade”.
Sinopse
Durante o período do Estado Novo (1933/1974), o condicionamento ideológico resultante da intensa censura à produção jornalística e literária retardou o desenvolvimento cultural e social dos portugueses e criou no país o que o filósofo José Gil caracterizou como “o medo de existir”.
O documentário “A Censura no Fio da História” faz uma viagem a esse tempo, através da visita ao arquivo da censura do Jornal do Fundão (JF), um dos poucos jornais cujo arquivo não foi destruído.
A reprodução material dos cortes da censura, na redação do jornal, comentada por Fernando Paulouro, revela acontecimentos que ganham vida e são complementados com entrevistas a jornalistas.
Fernando Paulouro, diretor do jornal, acompanhou esse tempo e as histórias afluentes à censura, conhece – porque o viveu em direto – o traço distintivo do projeto de informação do “Jornal do Fundão” e a sua projeção cultural materializada em suplementos culturais, como o “& etc…”, claramente inovador no mundo da imprensa portuguesa e que, por isso, foi especialmente visado pela censura, o que também aconteceu, em 1972, com as crónicas de José Saramago “Deste Mundo e do Outro”.
A censura castrou de tal forma a atividade do jornal que o editor Victor Silva Tavares chega a afirmar “Eu chorava de raiva, de impotência e convenci-me mesmo que ia morrer num país naquela vergonha, num país fascista”.
O caso do “Jornal do Fundão” (JF) torna-se singular no panorama da imprensa portuguesa, uma vez que a metodologia censória e repressiva usada no jornal conduziu à sua suspensão, em 1965, e à imposição de um regime de censura especial, realizado em Lisboa.
MAIS INFORMAÇÕES:
Competências-Chave: Informação e comunicação, saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico, educação de qualidade.
Público-Alvo: Alunos de 3.º Ciclo, Secundário, Ensino Profissional e Ensino Superior.
Sessões: novembro 2024 a junho 2025
Duração: 90 minutos
Local: Museu das Comunicações
Valor por aluno: €5 (os acompanhantes não pagam)
Limite máximo de participantes: 130 alunos
Limite mínimo de participantes: 50 alunos
Inscrições e mais informações através do formulário
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=19DRpIL14vo
VISITAS-JOGO PRESENCIAIS E ON-LINE
As visitas-jogo on-line (efetuadas no Zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador cultural do Museu das Comunicações e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, reduzir as desigualdades.
Inovação e Democracia
Tornar as tecnologias de informação e comunicação universais e com preços acessíveis, é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta visita-jogo propomos um debate consciente e com sentido crítico através de linhas orientadoras e jogos de palavras, estabelecidos pelo mediador.
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, pensamento crítico e pensamento criativo, reduzir as desigualdades.
* Atividades que podem decorrer na escola ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
Inscrições e mais informações através do formulário.
Próximos Eventos
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Labirinto da Liberdade
2 Junho 2025 @ 14:00 - 26 Janeiro 2026 @ 17:00 -
Aulas de teatro on-line
4 Junho @ 18:45 - 25 Junho @ 19:45 -
Labirinto da Brincadeira
7 Junho @ 14:00 - 28 Junho @ 17:00 -
Visita encenada – O Postilhão visita o Museu das Comunicações
14 Junho @ 15:30 - 17:00 -
Código Famílias: Robô à solta!
21 Junho @ 15:00 - 16:00