Secundário e Técnico-Profissional

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários:
2ª a 6ª feira: 10h30, 12h, 14h30 e 16h
Sábado: 14h30 e 16h


√ Oficinas pedagógicas

Na reta final do percurso da escolaridade obrigatória, pretendemos realizar atividades que promovam o pensamento crítico, a criatividade e o debate como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude flexível e resiliente.
Trabalhamos o conceito de futuro do Museu das Comunicações, nas vertentes da ética, da filosofia, da globalização e do património, a par do desenvolvimento tecnológico.


ATIVIDADES PRESENCIAIS


Repórter de TV

Quem, o quê, onde, como, quando e porquê. No papel de uma equipa de jornalistas e repórteres, recolhem-se as informações importantes sobre os eventos do dia e produz-se a peça jornalística com apresentação no estúdio de televisão do Museu das Comunicações.

Competências-chave: seleção, interpretação e produção de informação, oralidade, cooperação e criatividade.


Quem tem medo da Inteligência Artificial?*

A inteligência artificial está presente no nosso quotidiano em aplicações diversas. Embora numa fase embrionária, são já muitas as questões éticas que se levantam ao debater a sua utilização. Nesta visita-oficina analisamos as vantagens e desvantagens da utilização da inteligência artificial em áreas como a arte, a segurança, o quotidiano e o trabalho.

Competências-chave: debate, oralidade, pensamento crítico, cooperação e literacia digital.


Oficina de publicidade*

Partindo dos cartazes de publicidade da exposição "Vencer a Distância", iremos criar uma campanha publicitária para uma peça do museu. No final, cada grupo será capaz de apresentar um cartaz e defender o seu conceito publicitário.

Competências-chave: criatividade, interpretação, gestão de projeto, oralidade e debate.


√ Peça de teatro: “Caídas do Tecto”

Parte-se da obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis” para construir um encontro entre José Saramago e Fernando Pessoa, em que ambos se juntam para pôr Ricardo Reis à prova na sua ideia de conceção do mundo. Saramago e Pessoa constituem um primeiro núcleo cénico que vai escrever a história e dar origem a um segundo núcleo – o das personagens da narrativa. Um diálogo entre os dois criadores, dando acesso à escrita da história das personagens, podendo esta mudar ou ser reescrita por decisão deles.
Uma parceria com a "COMPANHIA DE ACTORES".

Competências-chave: cooperação, interpretação, pensamento crítico, oralidade e língua portuguesa.


√ Um ciclo que não é um ciclo, #UCQNEUC

O êxito do projeto “Um ciclo que não é um ciclo” foi notório e por isso ele regressa neste novo ano escolar para surpreender os alunos com um conjunto de debates sobre o futuro, conversas onde analisamos a relação entre a humanidade e a tecnologia.

Nesta edição, pretendemos dinamizar sessões presenciais e virtuais, para garantir que os conteúdos chegam ao maior número de interessados.

Temas em debate:
Outubro de 2021: Gaming – O futuro dos jogos.
Novembro 2021: Moedas virtuais, NFT, blockchain – O futuro do dinheiro.
Janeiro 2022: Desinformação e Fake News – O futuro da informação.
Fevereiro 2022: Liberdade de expressão e bullying – O futuro da comunicação.
Março 2022: Digital Creators, Developers, Data Scientist… – O futuro das profissões.


ATIVIDADES ONLINE

Nas visitas-oficina online, os alunos fazem uma breve visita virtual às áreas expositivas do museu (correios, telecomunicações ou cabos submarinos), através do zoom, sendo a dinâmica complementada com uma oficina. Dependendo da atividade, poderá ser necessário enviar para a escola um kit com materiais. Sugerimos, por isso, que o agendamento seja efetuado, no mínimo, com duas semanas de antecedência.


Quem tem medo da inteligência artificial?

A inteligência artificial está presente no nosso quotidiano em aplicações diversas e muitas são as questões éticas que se levantam ao debater a sua utilização. Nesta atividade apresentamos as vantagens e desvantagens da utilização da inteligência artificial em áreas como a arte, a segurança, o quotidiano e o trabalho.

Competências-chave: debate, oralidade, pensamento crítico, cooperação e literacia digital.


* Atividades que podem decorrer na escola ou instituição, desde que esta se situe no concelho de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt 

Próximos Eventos

  1. Aulas de teatro (atividade on-line)

    4 Janeiro @ 19:00 - 25 Janeiro @ 20:00
  2. Labirinto das Artes

    8 Janeiro @ 14:00 - 29 Janeiro @ 17:00
  3. Um ciclo que não é um ciclo: Desinformação e Fake News – O futuro da informação

    20 Janeiro @ 15:00 - 16:00
  4. À noite no Museu – visita guiada ao percurso das Telecomunicações

    27 Janeiro @ 19:00 - 20:00
  5. Aulas de teatro (atividade on-line)

    1 Fevereiro @ 19:00 - 22 Fevereiro @ 20:00