Secundário e Profissional

√ Visitas guiadas às exposições patentes

Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00


√ Oficinas pedagógicas

Na reta final do percurso da escolaridade obrigatória, pretendemos realizar atividades que promovam o pensamento crítico, a criatividade e o debate como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude flexível e resiliente.
Trabalhamos o conceito de futuro do Museu das Comunicações, nas vertentes da ética, da filosofia, da globalização e do património, a par do desenvolvimento tecnológico.

Repórter de TV

Quem, o quê, onde, como, quando e porquê. No papel de uma equipa de jornalistas e repórteres, recolhem-se as informações importantes sobre os eventos do dia para a criação de uma peça jornalística com apresentação no estúdio de televisão do Museu das Comunicações.

Competências-chave: seleção, interpretação e produção de informação, oralidade, cooperação, criatividade.


Quem tem medo da Inteligência Artificial?*

A Inteligência Artificial está presente no nosso quotidiano em aplicações diversas. O desenvolvimento desta área está, no entanto, numa fase embrionária e são muitas as questões éticas que se levantam ao debater a sua utilização. Nesta visita-jogo debatemos as vantagens e desvantagens da utilização da inteligência artificial em áreas como arte, segurança, quotidiano e trabalho. No final falamos com a Alexa, a "Inteligência Artificial" da Casa do Futuro.

Competências-chave: debate, oralidade, pensamento crítico, cooperação, literacia digital, inglês.


Oficina de publicidade*

Partindo dos cartazes de publicidade da exposição Vencer a Distância, lançamos o desafio de criação de uma campanha publicitária para um objeto em exposição, utilizando cópias de cartazes da nossa coleção. No final, cada grupo será capaz de apresentar um cartaz e defender o seu conceito publicitário.

Competências-chave: criatividade, interpretação, gestão de projeto, oralidade, debate.


√ Peça de teatro: “Caídas do Teto”

Parte-se da obra "O Ano da Morte de Ricardo Reis" para construir um encontro entre José Saramago e Fernando Pessoa, em que ambos se juntam para pôr Ricardo Reis à prova na sua ideia de conceção do mundo. Saramago e Pessoa constituem um primeiro núcleo cénico que vai escrever a história e dar origem a um segundo – o das personagens da narrativa. Um diálogo entre os dois criadores, dando acesso à escrita viva da história das personagens, podendo esta mudar ou ser reescrita por decisão deles.
Uma parceria com a "PLATAFORMA DE ACTORES".

Competências-chave: cooperação, interpretação, pensamento crítico, oralidade, língua portuguesa.


√ Um ciclo que não é um ciclo

"Um ciclo que não é um ciclo" é um conjunto de conversas onde debatemos alguns dos temas fraturantes que abordam a relação entre a Humanidade e a Tecnologia. Este ano, em contexto de pandemia, as sessões serão transmitidas em direto, através do Zoom.
À semelhança do que tem acontecido, contamos com a participação de um ou mais convidados e a Joana Rita Sousa, filósofa, como moderadora da conversa.
As sessões desta época são: "A casa do futuro", "A Internet do futuro", "A democracia do futuro".


* Atividades que podem decorrer na Instituição, desde que esta se situe no Distrito de Lisboa.

Inscrições e mais informações: museu@fpc.pt 

Próximos Eventos

  1. Aulas de expressão dramática (on-line)

    1 Junho @ 19:00 - 29 Junho @ 20:00
  2. Labirinto das Brincadeiras

    5 Junho @ 14:00 - 26 Junho @ 17:00
  3. Dia Mundial das Redes sociais

    30 Junho @ 10:00 - 23:30
  4. Visitas guiadas Online

    1 Julho @ 18:00 - 29 Julho @ 18:45
  5. Labirinto dos Oceanos

    3 Julho @ 14:00 - 24 Julho @ 18:00