No dia 1 de outubro celebra-se o Dia Mundial dos Postais. Lançados em 1869, os postais sempre foram um meio de comunicação prático e rápido de partilha de amizade, amor e carinho.
Em 2020, para honrar a contribuição dos cartões-postais para o mundo das comunicações, uma comunidade de entusiastas de postais de 200 países marcaram o dia 1 de outubro como o Dia Mundial do Cartão-Postal, um dia para experimentar a alegria de receber, inesperadamente, na sua caixa de correio uma correspondência de amigos, família, vizinhos ou até colegas de trabalho.
Com esse objetivo, o Museu das Comunicações junta-se todos os anos a esta efeméride. Por exemplo em 2023, a equipa do serviço educativo saiu para a rua para distribuir postais pelo Bairro de São Paulo, na Freguesia da Misericórdia, a convidar as pessoas a escrever uma mensagem no postal, candidando-se assim a ganhar uma entrada gratuita no Museu das Comunicações. Foi um sucesso de atividade, entre portugueses e estrangeiros que por ali passavam.
Na era digital, os postais continuaram a ser um símbolo marcante da presença que podemos ter na vida uns dos outros, assim como um objeto de coleção.
Em 2005, Paulo Magalhães criou o projeto “Postcrossing”. Ainda estudante, Paulo adorava receber correspondência e, em particular, cartões-postais; de amigos, família – ou de qualquer pessoa do mundo. E sabia que mais pessoas tinham o mesmo interesse. Foi assim que teve a ideia de criar uma plataforma online para reunir aficionados por postais de todo o mundo, a que deu o nome de Postcrossing.
Rapidamente surgiram registos na plataforma de diversos países e o projeto teve de sair do computador doméstico do Paulo para ser hospedado numa máquina com capacidade para receber todos os membros (postcrossers) desta nova comunidade.
Atualmente, existem postcrossers em todo o mundo que organizam encontros para partilhar, escrever, assinar e enviar cartões-postais, tendo já sido trocados mais de um milhão de cartões postais.