
O BlackBerry não foi o primeiro telemóvel a surgir no mercado, mas, sem dúvida, foi um dos telemóveis mais influentes da história recente da tecnologia móvel.
Surgiu no final da década de 1990, fruto do desenvolvimento de uma tecnologia inovadora criada pela empresa canadiana Research In Motion (RIM). Em poucos anos a empresa transformou-se numa gigante tecnológica.
O grande sucesso do BlackBerry deveu-se, sobretudo, ao seu sistema de e-mail instantâneo, que permitia aos utilizadores receber e responder a mensagens em tempo real, algo inovador para a época. Também o seu teclado físico QWERTY o tornou numa das marcas mais reconhecidas, oferecendo rapidez e conforto na escrita.
Foi considerado altamente seguro na comunicação profissional. Para empresas, governos e líderes mundiais, foi um marco no desenvolvimento das telecomunicações e um importante suporte de comunicação para o crescimento da economia mundial.
Depois do Canadá, este símbolo de estatuto e eficiência foi-se espalhando pelo mundo fora. Entre 2005 e 2010, o BlackBerry dominava o mercado dos smartphones em vários países, incluindo os Estados Unidos, o Canadá e partes da Europa.
Em 2007, o lançamento do iPhone e, mais tarde, a popularização do Android, mudaram profundamente o setor dos smartphones, com ecrãs táteis, aplicações variadas e uma experiência mais voltada para o consumidor comum, algo que o BlackBerry demorou a acompanhar.
A empresa canadiana tentou adaptar-se rapidamente às novas tecnologias e lançou novos modelos e sistemas operativos, no entanto, as dificuldades técnicas e estratégicas, não permitiram competir com os outros concorrentes. Gradualmente, o BlackBerry deixou de ser relevante no mercado global, dando lugar ao iPhone e aos dispositivos Android.
E foi a 4 de janeiro de 2022 que a BlackBerry encerrou o suporte aos seus sistemas operativos, tornando os serviços de dados, chamadas e SMS inoperantes.
Na exposição “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal” pode ver este dispositivo e tantos outros que marcaram o desenvolvimento das comunicações globais.