Selo 500 anos de Camões vence Prémio ASIAGO

Selo 500 Anos Nascimento Camões

A emissão de selos “500 anos de Luís de Camões” venceu o grande prémio de Design Filatélico ASIAGO 2025, obtendo o primeiro prémio na categoria “Cultura Mundial”.

Esta emissão é constituída por dois selos, um com o retrato de Luís de Camões, conhecido como “retrato a vermelho”, e outro com um verso do Canto I de “Os Lusíadas”. Ambos têm um desenho gráfico contemporâneo, realizado em tipografia clássica, num conjunto harmonioso de cores suaves e atraentes.

Inclui ainda um bloco filatélico, que reproduz os dois selos e um excerto do verso do Canto I, 1; um sobrescrito do 1º dia e a pagela.

Os prémios “ASIAGO International Awards for Philatelic Art” existem há mais de 50 anos, têm o patrocínio da Presidência da República Italiana e são uma das mais importantes distinções que um selo postal pode ter, considerados como os “Nobel” da Arte Filatélica.

Esta homenagem filatélica dá assim continuidade a uma tradição dos Correios, que de há um século a esta parte, têm vindo a consagrar a Luís de Camões e à sua obra, emissões primorosas.

Para as conhecer visite a exposição “Destino Camões: épico, lírico, universal” presente no Museu das Comunicações, através de uma viagem por selos, desenhos originais e outras peças filatélicas à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações.