Osaka em Lisboa – Exposição 2025

Estão a decorrer diversas iniciativas em Lisboa que se associam à Expo 2025 em Osaka e celebram a cidade que se abre ao Japão e celebra as múltiplas relações existentes entre os dois países.

A Fundação Portuguesa das Comunicações participa na exposição «Osaka – 55 Anos depois, desenhar o futuro», inaugurada a 5 de junho, no MUDE, através da cedência de um conjunto de selos da “Emissão Comemorativa da Exposição Universal de Osaka – 1970”, da autoria de António Garcia. Os selos foram emitidos pelos CTT Correios de Portugal e integram a coleção do Património Filatélico da Fundação Portuguesa das Comunicações.

O tema de 1970 “O Progresso e a Harmonia da Humanidade”, pretendia realçar o bom entendimento entre os povos, a permuta das conquistas das suas civilizações, e o respeito pelas formas de vida e mentalidades alheias. Este tema teve especial significado para Portugal, que no passado desvendou o mundo.

 

 

O plano da emissão e o simbolismo dos desenhos evocam:

5$00 – O início da evangelização do Japão efetuada pelos portugueses.
1$00 – As navegações portuguesas e a sua chegada ao Japão.
3$50 – A convergência e irradiação das várias culturas em relação ao Japão.
6$50 – As siglas do Portugal cristão e do Japão budista.

A relação entre Portugal e o Japão começou no século XVI (1543), quando três mercadores portugueses chegaram acidentalmente à ilha de Tanegashima, ao sul do Japão, após uma tempestade desviar o seu navio. Foi o primeiro contacto direto entre japoneses e europeus. Os portugueses introduziram armas de fogo (arcabuzes), que tiveram grande impacto no Japão, especialmente durante o período de guerras civis (Sengoku Jidai).

Nos anos seguintes, os portugueses passaram a manter um comércio regular com o Japão, especialmente através da cidade de Nagasaki, que se tornou um importante entreposto comercial.

Desde então, os dois países mantêm relações diplomáticas amistosas e cooperação em várias áreas.

Para obter informações sobre a cedência de património da FPC utilize o formulário