3.º Ciclo – Pensar e Comunicar
√ Visitas guiadas às exposições:
Horários: 2ª a 6ª feira - 10:30, 12:00, 14:30, 16:00
√ Oficinas pedagógicas
A proposta pedagógica para o 3º ciclo, coloca as TIC no centro das atividades propostas: a história e evolução das TIC, os constrangimentos que levaram à invenção de novas soluções tecnológicas; as TIC como ferramenta de trabalho, a pesquisa, interpretação, tratamento e produção de informação.
Atividades experimentais ligadas à investigação das ciências naturais que tiveram impacto no desenvolvimento das comunicações.
Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.
√ Comunicar à medida
Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objetos artísticos, vídeos, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.
√ Visita encenada
O Postilhão visita o Museu das Comunicações.
Nesta visita encenada, a personagem Joaquim é o anfitrião que conta a história das comunicações em Portugal. No século XIX o postilhão estava encarregue do correio e mantinha-o em segurança na carruagem da mala-posta. Aqui atravessamos a era dos Correios-Mores, altura em que os mensageiros circulavam a cavalo e de corneta em punho para distribuir o correio. Seguem-se as diligências da mala-posta e assim vamos continuando a viagem ao longo dos tempos.
Todos vão fazer parte desta história cheia de peripécias e aventuras.
Competências-chave: Informação e comunicação, saber científico, técnico e tecnológico, sensibilidade estética e artística, educação de qualidade.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, sensibilidade estética e artística, desenvolvimento pessoal e autonomia, pensamento crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas.
Do Tik Tok para a TV
Nesta oficina vamos trabalhar o conceito de vídeo, associado às redes sociais. Em seguida, vamos mudar o paradigma e transformar o vídeo inicialmente pensado para as redes e transformá-lo num programa de TV convencional. Após a escolha do tema, selecionamos os planos, os adereços e, com a participação de todos, gravamos um vídeo no estúdio de televisão do Museu.
A Internet no fundo do mar
Como é que a Internet chega até nós? A resposta está escondida no fundo do mar! Nesta oficina interativa, vamos desvendar que o mundo está conectado através de cabos submarinos que atravessam mares e oceanos. Em género de peddy paper, vamos explorar o núcleo dos Cabos Submarinos e perceber como estes transportam a informação que usamos todos os dias para navegar na internet.
Camões trocado por miúdos*
Nesta oficina vamos desvendar o universo de Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas do nosso tempo! Através de selos que contam a sua vida e obra, cada aluno irá inspirar-se neles para criar um postal com uma mensagem ou desenho à escolha. Para finalizar, colocaremos os postais no marco do correio, para seguirem numa viagem até à escola.
Visitas-Jogo (presenciais e on-line)
As visitas-jogo on-line (efetuadas no Zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador cultural do Museu das Comunicações e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.
Telecomunicações
Nesta visita em formato de jogo vamos perceber de que forma o homem foi ultrapassando o maior obstáculo à comunicação, a distância. Da telegrafia visual à internet vamos explorar os equipamentos utilizados e perceber como se estabelecia a comunicação.
Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, pensamento crítico e pensamento criativo.
* Atividades que podem decorrer na escola/ATL ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.
Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10
Inscrições e mais informações através do formulário.
Próximos Eventos
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Cabos Submarinos
10 Setembro 2020 - 31 Dezembro 2050 -
D. Manuel I
10 Outubro 2020 - 31 Dezembro 2025 -
Destino Camões: épico, lírico, universal
9 Outubro 2024 - 27 Junho 2026 -
Labirinto dos Correios
4 Outubro @ 14:00 - 25 Outubro @ 17:00 -
Aulas de teatro (atividade on-line)
6 Outubro @ 19:00 - 27 Outubro @ 20:00