
A parceria formalizada entre Portugal, representado pela MEO, e Angola, através da Angola Cables, durante o Submarine & Infra Summit (SIS) 2025, marca um passo estratégico importante no reforço das ligações digitais entre continentes.
O acordo prevê também o estabelecimento de uma nova ligação de conectividade de alta capacidade entre o Brasil e Portugal, através de fibra ótica submarina.
A colaboração abrange os cabos submarinos, conetividade IP e redes internacionais de interligação Pop2Pop entre centros de dados. A interligação das redes de centros de dados, em Portugal e Brasil, permitirá ligações internacionais com maior velocidade, fiabilidade e segurança e uma expansão de ofertas de serviços de telecomunicações a nível internacional. Portugal será um ponto de entrada e saída para o Brasil, Estados Unidos e África, garantindo a entrega de serviços e conteúdos, sobretudo em língua portuguesa.
Lisboa estará ligada a 66 centros de dados mundiais através da rede física da Angola Cables, assim como a 930 centros de dados e 500 pontos de conexão na cloud, através de uma rede virtual de alta performance.
Esta nova ligação de alta capacidade representa uma evolução significativa na conectividade global de países lusófonos. Além de reforçar as infraestruturas digitais transatlânticas, a iniciativa potencia o desenvolvimento económico, a soberania tecnológica e o posicionamento estratégico de Portugal, Angola e Brasil no cenário digital internacional.
Para saber mais sobre cabos submarinos sugerimos a visita à exposição dedicada a esta tecnologia patente no Museu das Comunicações.