Secundário e Técnico-Profissional – Conectar e Inovar

√ Visitas guiadas às exposições:

Horários:
2ª a 6ª feira: 10h30, 12h, 14h30 e 16h
Última 5ª feira do mês: 19h


√ Oficinas pedagógicas

Na reta final do percurso da escolaridade obrigatória, pretendemos realizar atividades que promovam o pensamento crítico, a criatividade e o debate como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude flexível e resiliente.
Trabalhamos o conceito de futuro do Museu das Comunicações, nas vertentes da ética, da filosofia, da globalização e do património, a par do desenvolvimento tecnológico.

Todas as visitas e atividades estão disponíveis em inglês.

√ Comunicar à medida

Este projeto centra-se nas temáticas das exposições do Museu das Comunicações, trabalhadas em conjunto com outras disciplinas que se dedicam ao tema das comunicações.
O professor escolhe a dinâmica que pretende: visita orientada, oficina, visitas-jogo, conversa informal, entre outras.
Os projetos são desenvolvidos numa perspetiva de cocriação em que alunos e professores participam no processo criativo de reflexão, conceção e implementação dos temas, culminando numa apresentação final do projeto (no museu ou na escola).
O projeto final pode traduzir-se num dos seguintes formatos: objeto artístico, vídeo, podcast, peça de teatro ou dança, fórum, exposição, etc.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e pensamento criativo, educação de qualidade.


ATIVIDADES PRESENCIAIS

Competências-chave: Informação e comunicação, pensamento crítico e criativo, linguagens e textos, saber científico, técnico e tecnológico.


Quem tem medo da inteligência artificial*

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) está a ganhar cada vez mais entusiastas. E qual será a relação da IA com a Arte? Nesta oficina vamos ter a oportunidade de criar um desenho e posteriormente vê-lo representado num sistema de inteligência artificial. No final, iremos debater as vantagens e desvantagens da IA no meio artístico.


Camões Postal

Podemos representar visualmente um conceito de identidade? Nesta oficina iremos reinterpretar a identidade coletiva de Camões e traduzi-la graficamente num postal que depois seguirá por correio para a escola ou para casa. Partindo da nova exposição alusiva ao poeta português, Luís Vaz de Camões, iremos fazer uma viagem filatélica por mais de quinhentos anos de história.


Um mergulho na comunicação global

No Museu das Comunicações, vamos conhecer a história da comunicação intercontinental, através do núcleo dedicado aos cabos submarinos. Desde os primeiros sinais telegráficos até à rede de fibra ótica que hoje sustenta a internet, esta oficina irá explorar o impacto destas infraestruturas de comunicação, no modo como o mundo se conecta. Vamos descobrir de que forma o Homem superou desafios tecnológicos e geográficos para vencer a distância e até impulsionar os negócios, a diplomacia e a cultura. Os participantes são convidados a refletir sobre o papel que os cabos submarinos desempenham na sociedade atual.


 

√ Um ciclo que não é um ciclo | #UCQNEUC

“Um ciclo que não é um ciclo” regressa neste novo ano escolar para desafiar os alunos com um conjunto de reflexões sobre o futuro. Em cada debate, analisamos a relação entre a humanidade e a tecnologia. Através destas conversas sensibilizamos também os participantes a refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nesta 8ª edição, as sessões manter-se-ão presenciais e on-line.

Temas em debate:
out. ’25 TECNOLOGIA E DESPORTO
nov. ’25 TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO
jan. ’26 TECNOLOGIA E CULTURA
fev. ’26 TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
mar. ’26 TECNOLOGIA E SEGURANÇA

“Maletas Pedagógicas” #UCQNEUC – As maletas pedagógicas “Um ciclo que não é um ciclo” estão disponíveis em FPC Digital, podem ser consultadas e descarregadas pelos professores e o seu conteúdo pode ser utilizado livremente em sala de aula.
O conteúdo inserido nas “maletas pedagógicas”, abrange todos os temas de edições anteriores.


VISITAS-JOGO (PRESENCIAIS E ON-LINE) 

As visitas-jogo on-line (efetuadas no zoom) e presenciais (têm lugar no museu) são realizadas por um mediador e abordam temas importantes para cada ciclo escolar, partindo das coleções do museu. O jogo desenrola-se através da partilha de imagens interativas, vídeos, questionários, jogos de expressão criativa e réplicas de objetos museológicos.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, pensamento criativo, reduzir as desigualdades.


Cabos Submarinos

Tornar as tecnologias de informação e comunicação universais e com preços acessíveis, é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta visita-jogo propomos um debate consciente e com sentido crítico através de linhas orientadoras e jogos de palavras, estabelecidos pelo mediador.

Competências-chave: Saber científico, técnico e tecnológico, informação e comunicação, pensamento crítico e pensamento criativo.

 


* Atividades que podem decorrer na escola ou instituição, que se situem no concelho de Lisboa.

Duração: 90 minutos
Limite máximo de participantes: 25
Limite mínimo de participantes: 10

Inscrições e mais informações através do formulário.

Próximos Eventos

  1. Labirinto das Ideias

    8 Novembro @ 14:00 - 29 Novembro @ 17:00
  2. As Plantas na História das Comunicações

    26 Novembro @ 15:00 - 16:00
  3. Código Noite – Peças Curiosas – Mala-posta

    27 Novembro @ 19:00 - 20:00
  4. Aulas de teatro (atividade on-line)

    1 Dezembro @ 19:00 - 29 Dezembro @ 20:00
  5. Labirinto de Natal

    6 Dezembro @ 14:00 - 27 Dezembro @ 17:00