Page 83 - Comunicar na Republica

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Os outros companheiros foram Sarmento de Beires
e Manuel Gouveia, já experientes, através da viagem
realizada a Macau. O voo partiu da base de Alverca,
com escalas em Casablanca (Marrocos) e já no Brasil:
arquipélagos de São Pedro e São Paulo e de Fernão
de Noronha, Recife, Natal e Rio de Janeiro. A inten-
ção era uma viagem de circum-navegação, porém o
governo da Ditadura Militar ordenou que regressa-
sem a Lisboa.
Parece que este feito de circum-navegação aérea não
estava destinado para Portugal. Ao regressarem a
Lisboa soltou-se uma porta da aeronave e o retorno
da equipa teve de ser efetuado de barco. É de notar
que a viagem de circum-navegação já havia sido pla-
neada por Sacadura Cabral em 1923.
Primórdios da organização e controlo do
espaço aéreo
A organização e controlo do espaço aéreo e a nave-
gação, hoje em dia atribuído à ANA – Aeroportos de
Portugal, tem raízes no início da aviação comercial.
«As primeiras leis da navegação aérea internacional
surgiram no ano de 1919. Pela chamada Convenção
de Paris – assinada em 13 de outubro e ratificada por
trinta países, entre os quais Portugal –, estabeleceu-
-se um quadro jurídico multinacional baseado no
princípio da “soberania dos céus” por parte de cada
Estado e previu-se a criação de um organismo que
controlasse o desenvolvimento da aviação civil, a
Internacional Commission for Air Navigation (ICAN,
Comissão Internacional de Navegação Aérea)».
(
in
Vencer a Distância. Cinco Séculos de Comunicações
em Portugal
, p. 153).
A comutação telefónica manual e a
central modelo «costureirinha»
Por comutação manual entende-se o estabelecimen-
to de ligações para comunicar à distância. A conexão
pressupõe, no mínimo, três pessoas: a chamadora,
a chamada e a agente intermediária (telefonista) da
estação (também conhecida por central). Em termos
práticos consiste na ação da agente telefonista que
interpreta a solicitação da chamadora e estabelece a
ligação do mecanismo.
Vulgarmente conhecida por «costureirinha», pela sua
semelhança com uma máquina de costura, destinava-
-se a ser utilizada em redes de conexão até cinquenta
postos telefónicos, embora não seja possível conver-
sarem todos em simultâneo. O estabelecimento das
chamadas era assegurado pelas telefonistas, carinho-
samente chamadas de «meninas dos telefones».
mórias
Mon Raid
&
).
A primeira viagem aérea noturna
Portugal-Brasil
Em 1927 foi realizada outra viagem pioneira entre
Portugal e o Brasil, essencialmente executada de noi-
te. Contribuiu para esse feito Jorge de Castilho (pre-
sidente do Aero Clube de Portugal) com a introdução
de um dispositivo de iluminação elétrica no sextante,
a fim de poder ser utilizado sem a luz do dia.
Hidroavião «Pátria Minha».
Sextante de bolha também conhecido por sextante de
precisão.
FPC