Página 46 - Códice nº5, ano 2008

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> que todos os usuários de umespaço tempo de cognição,se con-
vertam em melhores gestores desses novos conhecimentos,
capacidades e competências.
Que sejamorientadores e/ouutilizadoresmais eficazes de novos enca-
deamentos de«saberes» relacionais (pelousode
hardware
e
software
educativos em rede),tanto do apreender a arte pela tecnologia, do
aprender ciência, com a tecnologia e/ou do compreender a tecnolo-
gia comciência...enquantoartede comunicar cientificamenteoapren-
dido.
Síntese Evolutiva, numa perspectiva holística.
Os museus como ferramentas facilitadoras da
construção social do conhecimento e educação
patrimonial
No sentido da busca de um entendimento integral dos fenómenos,
entendemos hoje,cada vezmais,que osmuseus são espaços de con-
ciliação de ambiências comunicacionais; do deslumbramento mara-
vilhado, da erudição cognitiva recolhedora, do prazer de aprender de
formas mais lúdico-pedagógicas e de novas perspectivas didácticas;
discursos expositivos adaptados, tanto ao visitante individual, como
em grupo; conteúdos adequados do interesse pessoal, saber mais
e/ou colectivo, mais acessíveis às massas populares;
Os MCT – museus de ciência e tecnologia são hoje, cada vez mais,
lugares de futuro,entidades visionárias porque articulatórias da cien-
tificidade tecnológica coma arte e intervenção sociocultural,ou seja,
promovem,no presente,umanova cultura tecnológica,artística,cien-
tífico-educacional, pelo (re)conhecimento do passado numa pers-
pectiva de futuro.
Umfuturo que se projecta,que se prepara namedida emque se cons-
trói pela compreensão da transformação do presente (em mudança
te futuro, hoje, para que possamos ter saudades do futuro ama-
nhã…
Na altura (2002) e tempos consequentes,as nossas crescentes preo-
cupações eram cada vez mais acentuadas pela influência do apren-
dizado nos seminários do programa de doutoramento da Universida-
de de Santiago de Compostela, novas perspectivas didácticas em
áreas curriculares:
> absorvidas pela constante evolução da realidade;
> inquietantes,porque desassossegadas pelo alcançar platafor-
mas experimentais deacção investigativacomvistaacaptar dinâ-
micas abrangentes,sejamestas dos quotidianos específicos da
relação escola/museu centro de ciência, aos fenómenos edu-
cacionais sociais da interacção da ciência, tecnologia, socieda-
de (CTS) globais;
>promotoras deestudos centrados na resoluçãodeproblemas pela
procura de soluções transformadoras de realidades cada vez
mais complexas, como compreender o articular complementar
do currículo escolar formal e o recurso educativo não formal,
onde,no nosso entender,se inseremosmuseus centros de ciên-
cia (MCC), públicos e/ou privados.
Pretendemos ainda contribuir para
> a construçãode novas relações pedagógicas,mais gratificantes,
capazes de transformar actividades e atitudes educativas em
acções motivadoras de novos interesses, conducentes a novas
envolvências comunicacionais, mais amigáveis, produtivas e
fruidoras de novos entendimentos, para novas comunicabili-
dades, em rede
> que a construção de conhecimento seja, por excelência, um
acto comunicativo como prazer de fazer saber, um saber expe-
rimentado em partilha comungante