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> Trabalhar o projecto com o museu a visitar – de acordo com o
PAA – PlanoAnual deActividades da Escola –Museudas Comu-
nicações.
Desenho do projecto:
1
> Constituição da equipa do programa de acção educativa – tra-
balho de projecto
2
> Planificação e calendarização do trabalho: visitas de estudo
ao Museu das Comunicações de acordo com o PAA da Escola
3
> Apresentação dos resultados dos trabalhos realizados
Etapas, base de trabalho, de Investigação-Acção Participada
–
focalização do problema/planificação/hipóteses de interacção
1
a
fase > Acções de formação de preparação de visitas de estudo
a museus centro de ciência e tecnologia para constitui-
ção da equipa do programa de acção educativa – traba-
lho de projecto.
2
a
fase > Visitas de estudo prévias a MCT’s (só com professores da
equipa do programa de acção educativa)
3
a
fase > Preparação prévia da visita de estudo inter-relação esco-
la/museu (professores preparam a visita com o Serviço
Educativo do Museu)
> experimentação-acção participada/avaliação/observação reflexão
4
a
fase > Preparação conjunta da visita de estudo (professores
preparam com os alunos)
5
a
fase >Visita de estudo aoMuseu comos alunos acompanhados
pelos professores
6
a
fase > Apresentação dos constructos – avaliação/reformulação
> melhoria progressiva/novas hipóteses/reformulação do problema
7
a
Fase > Ateliê e/ou oficinas pedagógicas do conhecimento – ela-
boração de materiais
capaz de modificar, aperfeiçoando, a prática – observação
reflexão crítico-analítica – com vista à melhoria progressiva
da qualidade da acção educativa – seguindo novas direcções,
recriando novas hipóteses de interacção que nos permitem a
eventual ou necessária reformulação do problema, dando
continuidade a um ciclo em espiral colaborativa de e na inter-
venção pedagógica.
Neste sentido,não podíamos deixar de referenciar quão gratificantes
foram e são os trabalhos de projecto de interacção educativa que
temos vindo a desenvolver com a Escola Secundária Miguel Torga em
Monte Abraão, Sintra
16
,
com vários grupos/turma.
17
Opropósito fundamental é trabalhar a usabilidade educativa da inte-
racção escola/alunos/museu,numa perspectiva de comunicabilidade
(
enquanto qualificação do comunicável, da facilidade e intencionali-
dadeno comunicar,partilhar oaprendido) edaeducabilidade (enquan-
to envolvimento e desenvolvimento cognitivo das capacidades cons-
trutivistas para reagir positivamente às propostas de informação-
formação, motivados pela vontade de aprender e compreender), no
sentido de reconhecer aos alunos (em visita de estudo ao MC) a sua
competência para a integração em projectos de intervenção educa-
tiva, tanto pela construção autónoma de saberes relacionados,como
pela produção dos seus meios e materiais de aprendizagem colabo-
rativa.
Pré-requisitos base para trabalho de projecto de interacção educati-
va:
1
>Concepçãoeplaneamentodoprojectode intervençãoeducativa
2
> Seleccionar turmas
3
> Envolver os conselhos de turma
4
> Preparação prévia das visitas de estudo
5
> Implementar a prática dos «Diários de Aula»