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escola /museu,como às consequências positivas,activas e dinâmicas
para o ensino:
«
Não há dúvida de que, no ensino pré-primário, o aspecto primacial
é a educação dos sentidos, o contacto com as coisas. No primário,
temos o alargamento deste princípio, e o carácter formativo e infor-
mativo deste grau do ensino passa ao seguinte, o secundário, onde
prevalece,comexcepção dos últimos anos quanto ao ensino liceal,em
que uma certa especialização se introduz com vista à entrada nas
escolas superiores, e quanto às escolas técnicas, em que natural-
mente,na totalidade dos cursos,predomina a especialização,embo-
ra se tente dar ainda uma certa cultura geral.»
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É notória a clarividência pedagógica e a modernidade demonstrada
pela Dr.
a
Maria da Glória Pires Firmino. As suas evidências; preocupa-
ções didácticas emfunção do público-alvo escolar,meta-construções,
pedagogias diferenciadas, e em situações diferenciadas, continuam
actuais e actuantes:
«
Assim, de acordo com o grau de ensino, o adiantamento dos cursos
(
primeiros ou últimos anos), finalidade da visita (lição de cultura geral
ou lição especializada sobre os transportes ou meios de comunicação
a distância, aplicações da electricidade, etc.), poder-se-á chamar a
atenção apenas para os objectos expostos, dar uma explicação mais
ou menos sumária, salientar a a evolução das comunicações entre os
homens, no sentidomais amplo, ou descer ao pormenor e focar o pro-
gresso técnicodosmeios empregadosnessasmesmas comunicações.»
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A componente humanístico-histórica doMuseu,está sempre presen-
te no seu discurso expositivo:
«
OMuseu dos CTT é essencialmente destinado amostrar a evolução
do serviço dos correios,telégrafos e telefones emPortugal,mas,assim
como o homem isolado não temsentido,assima obra humana não se
compreende sem uma perspectiva histórica.»
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A arte, a ciência e a tecnologia, como bens
sociais
Trabalhar a transversalidade da comunicação interactiva como ponto
infinito de união convergente entre arte, ciência, tecnologia e socie-
dade (ACT/S). A sociedade como centro de triangulação equilátera da
comunicabilidade/educabilidade/usabilidade educativa, que con-
centra em si o social/educacional, desde o paradigma de Laswell à
cibercultura.
A importânciadas novas infotetecnologias interactivas da comunicação
educacional multimédia (CEM), enquanto agentes facilitadores de
comunicabilidade,enquanto palco,encenador,actor e espectador,da
e na intervenção educativa,formal,não formal/informal no que con-
cerneàs três vertentes primordiais queenformamadaconstruçãoautó-
nomaparticipada/compartilhadados«saberes complementares rela-
cionados»:
> Saber «saber» – conhecer/compreender
> Saber fazer – experimentar/descobrir
> Saber ser/estar – reconhecer, conviver/incluir
Neste contexto,nãopodemos deixar de evidenciar apostura sócio-cul-
tural e educativa damui dignaDr.
a
Maria daGlória Pires Firmino
7
,
expli-
citada na sua comunicação:
«
OMuseu dos CTT e a colaboração que poderia prestar às escolas».
8
«
O resultado satisfatório das visitas feitas aoMuseu dos CTT por gru-
pos escolares,quer doensinopré-primário,quer primárioou secundário,
anima-me a esperar que se reconheça a vantagemda colaboração a
prestar por esteMuseu,uma vez integradas nos programas as visitas
e aulas a realizar nos locais onde a lição poderá ser ilustrada e exem-
plificada de molde a tornar o ensino activo e dinâmico.»
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Realçamos a importânciadas visitas de estudoaoMuseu,tantonoque
se refere ao reconhecimento da vantagemcolaborativa da interacção
Exposição «Telecomunicações Militares», actividade no âmbito do projecto educativo do Museu das Comunicações