Somos ainda «presenteados», nesta comunicação para o Seminário
da APOM, comuma belíssima viagem, uma visita guiada pela compo-
nente humanístico-histórica doMuseu,que está sempre presente no
seu discurso expositivo.
Foi uma visita pormenorizada em torno das colecções, através das
salas do então Museu dos CTT que muito gostaríamos de (re)visuali-
zar/realizar emmultimédia,integradanumprojectode trabalhodeequi-
pa, apresentado no âmbito do GAMC.
13
Após a visita guiada, de mãos dadas pela escrita e memórias faladas
pelo passado presente da nossa muito querida, estimada e venera-
da Dr.
a
Maria da Glória, esta comunicação conclui-se desta forma bri-
lhante e inspiradora de futuro melhor:
«
Podemos concluir, portanto, que todos os acontecimentos funda-
mentaisdestahistória fascinantedocorreio (incluindoneste termo todos
aqueles que asseguramas comunicações),domensageiro,que desde
a mais alta Antiguidade até ao presente é parte integrante e indis-
pensável do progresso da humanidade, todos os passos decisivos da
humanidadeestãoapresentados,quer através da cópia fiel,da recons-
tituiçãopictural,daminiatura,quer sobretudodeépocasmais chegadas,
de colecçõesmaisoumenos completas,quenospermitemavaliar agran-
deza de tal missão.»
14
Decorridosmais dequarentaanos da comunicaçãodaDr.
a
MariadaGló-
ria Pires Firmino, no seminário da APOM, apresentamos, agora, algu-
mas (apenas três modelos, exemplos significativos) das actuais acti-
vidades de intervençãopedagógicado Serviço EducativodoMuseudas
Comunicações:
Oficinas Pedagógicas
15
Oficina de Escrita
E... ainda dizem que já não se escrevem cartas como antigamente...
Num tempo em que os SMS prevalecem, recuperar o hábito da escri-
ta, quase abandonado, é o desafio que o Museu das Comunicações
faz a professores e alunos, a pensar no programa curricular da disci-
plinade Português.Noâmbitodas visitas às exposições que estão rela-
cionadas com o transporte da mensagem escrita (ex: mala-posta e
núcleodos correios daexposiçãopermanente),osmonitores doMuseu
criaram uma «oficina de escrita», na qual os participantes podem
aprender a escrever diversos tipos de cartas (formal, comercial, fami-
liar, de amor, etc.).
Objectivo
:
Recuperar e incentivar o hábito da escrita
Destinatários
:
Alunos do 3
o
ciclo e do secundário
35