Página 32 - Códice nº5, ano 2008

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> da convergência e interactividade tecnológica à mobilidade
comunicacional
> dos
media
e da educação para, com e dos
media
> da sociedade da informação à economia do conhecimento…
> das infotecnologias interactivas da comunicação multimédia
ao…, com vista a contribuir para prospectar do futuro (previsí-
vel??!!) das comunicações em linha e em rede
Permanentemente nas perspectivas da construção de novos saberes
autónomos relacionados edaaprendizagemao longodavidaedomuito
com a vida:
Primeiro, com o acto de comunicar com intencionalidade, subs-
tância e sustentabilidade, através da utilização das várias téc-
nicas e tecnologias das comunicações telecomunicações actuais
agora coma importância ética das comunicações em rede e em
linha;
Segundo, com a utilização das novas infotecnologias interacti-
vas da comunicação pessoal, social, política, educacional e/ou
empresarial multimédia, enquanto ferramentas facilitadoras
da interacçãoACTS –arte,ciência,tecnologiae sociedadeemrede,
real/virtual, buscando a comunicabilidade, a educabilidade e a
usabilidade,assimcomoa responsabilidadedaprocuradamelho-
ria da qualidade de vida na era digital, enquanto contributo
para o desenvolvimento sustentável do nosso País;
Terceiro,deuma formaarticulatóriaecomplementar,a intervenção
pedagógica (in)formativa, tangível vs intangível, numa pers-
pectiva inter-relacional indivíduo-sociedade,ou seja,o que con-
sideramos bom (usável na melhoria de práticas comunicacio-
nais numa sociedade em rede global) para agora comunicar-
mos melhor – no conviver global material/imaterial – real vs vir-
tual, ou seja, aprender a saber conviver melhor com a multicul-
Alguns exemplos de modelos temáticos de intervenção relacional
espácio-temporal que contribuírampara desenvolvimento de umSer-
viço Educativoactual eactuante,doCPAE – Centrode PedagogiaeAni-
mação das Exposições às Oficinas do Conhecimento – OC’s,a evolução
pedagógica da interacção educativa do Museu das Comunicações.
Inicialmente e, ainda sempre como princípio presente, na exploração
(
in)formativa do discurso expositivo actual,o cuidado como rigor cro-
nológico da evolução histórica das comunicações – correios e teleco-
municações,numa perspectiva de educação patrimonial,actualizan-
te e interventiva relacional, cujas temáticas tratadas são um bom
exemplo:
> da mensagem aos mensageiros e respectivos transportes
> dos correios à filatelia, da sua arte à tecnologia
> do telégrafo à radiotelefonia
> do fio de cobre à fibra óptica
> das antenas ao espectro radioeléctrico
> do analógico ao digital
Depois, numa perspectiva mais abrangente da educação patrimo-
nial, para a continuação da importância da recolha, preservação,
estudo e conservação, a evolução constante do património material
e imaterial das comunicações/telecomunicações; trabalham-se os
conteúdos inerentes do acto de comunicar por excelência e das comu-
nicações por inerência do património tangível (equipamentos, técni-
cas e tecnologias) às memórias intangíveis das pessoas das comuni-
cações (histórias de vida pessoal e empresarial e aindamemórias rein-
ventadas do colectivodessasmemórias comunicantes) recriadas deuma
forma transdisciplinar, multicultural e de transversalidade relacional
social/educacional/comunicacional:
> da mala-posta ao correio electrónico
> da globalização da informação às redes sociais virtuais