domuseu comaaquisiçãodos novos conhecimentos necessários,
técnicas e tecnologias da comunicação e das comunicações,com
vista a proporcionar aos visitantes uma presença agradável,um
olhar global sobre a evolução histórica das comunicações em
Portugal e uma visão particular sobre determinados períodos
importantes nas e das comunicações, sobre os objectos museo-
lógicos específicos do património exposto,duma forma comuni-
cativa, interactiva, segura e eficaz.
> Integrar as equipas de animação das exposições e/ou projectos
especiais,adesenvolver noâmbitodoCentrode PedagogiaeAni-
mação das Exposições, articulando com as colaborações exter-
nas e desenvolvendo em parceria os conteúdos pedagógico-
didácticos,assimcomo os recursos educativos a explorar e/ou no
âmbito da comunicação educacional multimédia, necessários
ao projecto a incrementar,à preparação das actividades, desde
a concepção à realização e avaliação do percurso, processo, do
projecto incrementado.
> Contribuir para a informação, formação e divulgação das maté-
ria e temáticas tratadas nas exposições patentes ao público visi-
tante do museu, no fomentar, desenvolver e animar activida-
des didácticas, lúdico-pedagógicas – pelo proporcionar de aces-
sos aos «saberes» comunicacionais, através da criação de ate-
liers, oficinas pedagógicas e trabalho de projecto partilhado,
numa perspectiva de aquisição e/ou recapitulação de conhe-
cimentos; pela demonstração, descoberta e/ou experimenta-
ção de meios suportes e sistemas de comunicação – numa
abordagem interactiva,«saber mais», com base numa apren-
dizagemcolaborativa,duma forma agradável e divertida emensi-
no informal, mas com rigor técnico-científico, tecnológico e
didáctico-pedagógico,sempre numa procura demelhoria de prá-
ticas, pelo empenho, desempenho e qualidade dos serviços
prestados, nas e das actividades de animação das exposições
propostas.
> Sensibilizar, informar e motivar os visitantes para o processo de
avaliação construtiva/sugestões para melhoria, com vista às
boas práticas,para recolha,analise e tratamento de dados obti-
dos, com vista à reformulação de actuações – caso necessário e
estudo de públicos.
> Articular comas direcções pedagógicas das escolas e respectivos
professoresdasdisciplinas específicas,ougruposmultidisciplinares,
os trabalhos de projecto pedagógico a desenvolver, com vista à
preparação prévia (necessária) das visitas de estudo aos per-
cursos temáticos expositivos, integrados nas actividades do
Museu.
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> Comunicação marketing cultural, promoção e divulgação de
acções de comunicação educacional e empresarial
Actividades essenciais assim preconizadas:
> Contribuir para a promoção e divulgação das intervenções e
missão da FPC/MC, assim como dos seus Instituidores, preser-
vando e consolidando junto do público a «imagem de marca»
–
empresarial, cultural, educacional da instituição
> Agenda das Exposições – Marcações e distribuição de mapa de
visitas
>Guiade Serviço – Recepçãodopúblico visitante,comunicaçãopro-
mocional para eficaz usufruto dos espaços FPC/MC, acompa-
nhamento e visita guiada aos visitantes individuais, encami-
nhamento organizacional e operacional de visitantes emgrupos
da entrada à saída da Instituição
>Relações Públicas Institucionais –Actosde comunicação
marketing
cultural institucional e apoio informativo.
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Exposição permanente do Museu das Comunicações. Estúdio de TV com os cenários das primeiras emissões em 1957 e os da actualidade.