Página 30 - Códice nº5, ano 2008

30
longodos tempos eanecessidadedeaprender ao longodavida,
para a premência, cada vez maior, de eficácia comunicacional
moderna, sua apreensão cognitiva evolutiva, para a indis-
pensabilidade formativa,funcional eoperativadeagora,nocom-
bate à iliteracia e infoexclusão e/ou pela compreensão da
diversidade contemporânea dos «Mundos Comunicantes»,
perante o desafio da mudança de sempre, criando condições
comunicativas de fruição pessoal e/ou colectiva do acervo
exposto, enquanto pretexto para novas interacções sobre a
comunicabilidade do presente futuro hoje.
>Articular eadequar odiscursonarrativoà voltadas peçasmuseais,
ao longodos percursos expositivos,aos respectivos conteúdos elu-
cidativos e estes às várias temáticas das comunicações emgeral,
dos correios e telecomunicações emparticular tornando visível o
mostrado, evidente o explicado, interagindo com o saber mais,
dos quiosques multimédia interactivos.
2
> Animação pedagógica das exposições
com base na metodolo-
gia de trabalho de projecto e nos princípios didáctico-pedagógicos
CEM – comunicação educacional multimédia.
Actividades essenciais de interacção educativa preconizadas:
> Preparar e estudar as matérias referentes aos conteúdos técni-
co-científicos e tecnológicos,inerentes aos percursos expositivos
> Efectuar a visita guiada, de acordo comos percursos expositivos
e suas didácticas previamente estudados e compartilhados com
os usuários,numa perspectiva SIM– sensibilizar,(in)formar moti-
var:
> Sensibilizar paraa educação patrimonial paraa importância do
patrimónioexpostoeda contínuanecessidadedepreservação,
como acto de cidadania global;
> (In)formar para a usabilidade das tecnologias de informação
e comunicação sobre a evolução artística, técnica, tecnológi-
ca, dos produtos, equipamentos e serviços das comunicações
ao longo do tempo,explicando e exemplificando,comuma lin-
guagemclara e acessível,o seu funcionamento – ciência e tec-
nologia, demonstração das várias técnicas e equipamentos
para comunicar melhor e mais rápido, apresentação do enge-
nho e da arte dos inventos, dos inventores, técnicos e opera-
dores dos sistemas, as pessoas e personalidades, as profis-
sões eprofissionalismos,suas singularidades,os usuários envol-
vidos, suas exigências e expectativas, estabelecendo relacio-
namentos e descrevendo as benfeitorias, mudanças e/ou o
impacto sócio-cultural provocados;
> Motivar para a importância da comunicabilidade na educabi-
lidade para a constante melhoria do acto de comunicar ao