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ries Générales de France». Este novo responsável do serviço revelou-
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semuito eficiente,apontando alguns erros cometidos,que impediam
o bom serviço das diligências.
Porém, apesar da sua boa vontade de dinamizar o serviço, não foi
possível obter os resultados que esperava, já que o grande problema
seencontrava,aindae sempre,nasmás condições daestradaexistente.
Entretanto, a Companhia «Messageries de Malle-Poste», que pas-
sou a assegurar o serviço, desde 1856, mudou a situação completa-
mente, graças à influência dos seus administradores junto do poder,
no tocante à obtenção de subsídios.
Estabeleceram-se, então, 12 Estações de Muda, ao longo do trajecto
e as diligências circulavam em muito bom ritmo, o que mereceu elo-
gios da imprensadaépocae dos próprios passageiros.Estas excelentes
referências diziam respeito, sobretudo, às magníficas diligências e
seuasseio,bemcomoà formaextremamente rápida como seefectuava
a troca dos animais, nas Estações de Muda.
Apesar de toda a eficácia demonstrada pela empresa concessioná-
ria, quando o caminho de ferro atingiu a cidade de Elvas, em 1863, os
dias daMala-Posta do Alentejo estavam contados. Desta forma, era
anunciado o fimda concessão para o início domês de Setembro desse
ano.
Mala-Posta Porto/Braga/Guimarães (1852/71)
Como nota final, ainda sobre este período, merece uma breve refe-
rência a carreira de Mala-Posta estabelecida entre o Porto, Braga e
Guimarães, que funcionou de 1852 a 1871.
A Companhia «Viação Portuense» foi formada com a intenção de
empreender as obras nas estradas, que ligavam estas três cidades,
ficando coma contrapartida de explorar,em regime de exclusividade,
um serviço de transporte em diligências de correio e passageiros.
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horas entre Aldeia Galega e Badajoz, o que significava uma subs-
tancial redução de tempo, quando comparada com a antiga carrei-
ra, que demorava entre 36 e 38 horas.
Os sacos das correspondências eram fechados no Correio Geral, em
Lisboa,às9horas danoitee seguiampor barco,às6horas dodia seguin-
te, até Aldeia Galega. Cerca de duas horas depois, a diligência partia
comdestino a Badajoz, onde chegava no dia seguinte, pelas 11 horas
da manhã.
Amissão do senhor Elluin, emPortugal,não foi muito feliz e a«Socié-
té des Postes Portugaises» retirou-lhe a gestão daMala-Posta,subs-
tituindo-o pelo senhor Hering, empregado superior das «Message-
tabela de preços
Preço em Réis
De Aldeia Galega
Quilómetros
1
a
classe
2
a
classe
a Rilvas
12
$540
$360
a Pegões
30
1
$350
$900
a Vendas Novas
48
2
$160
1
$440
a Montemor- o - Novo
72
3
$240
2
$160
a Arraiolos
90
4
$050
2
$700
a Venda do Duque
108
4
$860
3
$240
a Estremoz
126
5
$670
3
$780
a Borba
138
6
$210
4
$140
a Monte Gaião
148
6
$660
4
$440
a Elvas
168
7
$560
5
$040
a Badajoz
186
8
$370
5
$580
Tabela de preços do percurso de Aldeia Galega a Badajoz, Mala-Posta do Alentejo.
Brazão com as Armas Reais que sinalizava as Estações de Muda da Mala-Posta.