damentais à sua boa conservação,dedicou a
este tema o Capítulo II, intitulado
«
Da con-
servaçaõ das estradas artificiaes, e das com-
modidades, que as devem accompanhar»
.
Começava por referir que a degradação das
estradas romanas foi motivada pela falta de
conservação, já que se havia perdido a sua
«
policia sobre as estradas e em consequen-
ciadisso searruináraõ...por faltar o reparo con-
tinuo, que as conservava...».
Para evitar esta situação, preconizava que
«
para cada huma de duas leguas»
fosse des-
tinado um jornaleiro para
«
vigiar qualquer
pequeno estrago, que ou pelas chuvas, ou
pelo trilho dos transportes, principia a for-
mar-se no corpo da estrada, nos caixilhos,
nos fossos, e nos aquedutos»
.
Em seguida
abordava, com detalhe, a execução técnica
dos trabalhos de conservação a desenvolver
nas estradas,bem como nos terrenos circun-
dantes destas.
Por último, no III Capítulo intitulado
«
Dos
meios porque se podem fazer as estradas, e
da sua administração, e governo»
Masca-
renhas Neto apontava umconjunto de refle-
xões, que iam desde as fontes de financia-
mento da rede viária nacional até a uma per-
feita organização de uma Inspecção Geral
das Estradas do Reino, encarregada de coor-
denar as obras e conservação das estradas.
Neste capítulo, defendia tambéma incorpo-
ração de mão de obra militar, em tempo de
paz, como forma de economizar na constru-
ção das estradas,bem como a de detidos em
estabelecimentos prisionais. Para estes últi-
mos, previa a possibilidade dereceber algum
dinheiro
«
huma ideia similhante seria muito
interessante ao Estado e á humanidade. O
homem, costumado ao trabalho, metido
numa cadêa,muitas vezes pelo longo tempo
de seu livramento he um pezo para a socie-
dade, e naõ faz cousa alguma, que seja a ella
proveitosa, perde a sua robustez, e adquire
ordinariamentemolestias, que abundamnos
nossos carceres...».
Como nota final, deve-se referir que a obra
termina comalgumas ilustrações e desenhos
de grande qualidade, de utensílios, da casa
portátil preconizada e alguns esquemas téc-
nicos de construção viária.