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Ditadura Militar e Estado Novo – Liberdade adiada
7) O Padre Cruz, em 1960, com desenho de José Pe-
dro Roque, inspirado num retrato do pintor Martins
Barata
(selo 18)
.
8) O III Centenário da Morte de São Vicente de Pau-
lo, em 1963, a partir de um desenho do baixo-relevo
de Maria Flávia de Monsaraz, feito propositadamente
para esta emissão representando o busto de São Vi-
cente de Paulo.
9) O Cinquentenário das Aparições de Fátima, em
1967, com desenhos do pintor José Pedro Roque, re-
presentando Nossa Senhora a ser adorada pelos três
pastores, a Basílica de Fátima e a Rosa de Ouro, a
Imagem Coroada, duas pombas transportando a co-
roa da Virgem sobre a Capela das Aparições
(selos
19 e 20)
.
Como foi referido, a propósito da obra de Adelino
Nunes, as décadas de 1930 e 1940 foram marcadas
por uma grande aposta na política de obras públicas.
Neste contexto, nos anos 1940, destacou-se a ação da
Direção-geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais
(DGEMN), responsável pelo restauro e conservação
de inúmero património histórico espalhado por todo
o Portugal.
2) O 3.º Centenário do Nascimento de São João de
Brito, em 1948, com desenhos de Martins Barata, a
partir dos baixos-relevos de Barata Feio; o Ano Santo,
em 1950, com desenhos de Martins Barata, represen-
tando Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir
da obra do escultor Leopoldo de Almeida para o altar
consagrado ao culto da Senhora de Fátima, na igreja
de Santo Eugénio na cidade de Roma.
3) O IV Centenário da Morte de São João de Deus, de
1950, com desenho de Martins Barata a partir de um
baixo-relevo de Barata Feio.
4) O Encerramento do Ano Santo, em 1951, com de-
senhos de Martins Barata, representando uma pom-
ba branca, de asas abertas com um ramo de oliveira
no bico, simbolizando a paz; a mensagem de Fátima;
e o perfil de Pio XII, em homenagem à sua iniciativa
de fazer encerrar o Ano Santo em Fátima
(selo 17)
.
5) O 4.° Centenário da Morte de São Francisco Xa-
vier, em 1952, com desenho de Manuel Lapa repre-
sentando o missionário catequisando.
6) A Rainha Santa Isabel e São Teotónio, em 1958,
com desenhos de Martins Barata sobre baixos-rele-
vos de Barata Feio.
Selos 19 e 20
. «Cinquentenário das Aparições de Fátima»:
Arcanjo S. Gabriel, com desenho de Cândido Costa Pinto, 1962
e a Basílica de Fátima e a Rosa de Ouro, com desenho de José Pedro Roque, 1967
Selo 18
. «Padre Cruz»,
com desenho de José Pedro
Roque, 1960.
Selo17
. «Encerramento do Ano Santo»,
com desenho de Martins Barata, 1951.
Selo 16
. Emissão Comemorativa
do «3.º Centenário da Proclamação
da Padroeira de Portugal», com
desenho de Martins Barata, 1946.