Página 20 - Códice nº7, ano 2010

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nhadas comas do Continente, mas permanecia uma sobretaxa para
as encomendas por via marítima entre o Continente, os Açores e a
Madeira. Eram também agravadas as tarifas internacionais para o
destino Ilhas com trânsito por Lisboa.
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A utilização do transporte
aéreo manteve as taxas para as trocas de encomendas entre o Con-
tinente e os Açores e a Madeira superiores às taxas para as trocas
entre regiões do Continente ou entre Ilhas.
Telegramas
Nos primeiros anos do serviço telegráfico, verificava-se um preço
único no sentido que lhe temos vindo a dar, de um preço para um
determinado tipo de comunicação, independente do local onde a
comunicação era iniciada. Em 1857, foi estabelecida uma taxa básica
de 200 réis por 20 palavras (despacho simples), acrescida de 20 réis
por cada 5 palavras amais, e de 10 réis por cada 5 Kmou fracção. Mais
de 100 palavras levavam a outro despacho simples. À noite, a taxa
era agravada em 50%. Anos depois, em 1864, a ideia foi ainda mais
aprofundada e estabeleceu-se mesmo uma taxa única de 300 réis
por 20 palavras (despacho simples), acrescida de 50 réis por cada 5
palavras a mais, sendo a taxa do dia igual à da noite.
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No entanto, ao contrário do que sucedia com a correspondência
postal, não parecia haver a intenção de se estabelecer de forma
duradoura uma taxa única para os serviços telegráficos no Reino.
Em 1867, foi estabelecida uma taxa mais baixa em Lisboa e no Porto,
de 100 réis por 25 palavras (despacho simples), acrescidade 20 réis por
cada 5 palavras a mais, dentro da circunvalação (recinto) de Lisboa e
no recinto do Porto.
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Em 1880, mantiveram-se taxas específicas para Lisboa e Porto. Foi
também criada uma taxa para telegramas urbanos, intramuros de
qualquer cidade do Continente ou Ilhas.
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Assim nos termos do novo regulamento os portes das correspon-
dências seriam regulados pelo peso, sem atenção às distâncias e os
primeiros portes assim estabelecidos, para as cartas do Reino e Ilhas
Adjacentes franqueadas por meio de selo, foram os seguintes:
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a) Até três oitavas, vinte e cinco réis.
b) De três a cinco oitavas, cinquenta réis.
c) De mais de cinco oitavas subindo vinte e cinco réis por cada duas
oitavas.
O selo de franquia viria a predominar como forma de pagamento das
correspondências. Por este meio, generalizou-se também o princípio
dequea correspondênciaerapagapor quemaexpedia, acabando-se
com os sistemas segundo os quais a correspondência era paga por
quem a recebia. Estes princípios mantiveram-se no desenvolvimento
posterior dos serviços de correios. Permaneciam em vigor em 2010.
No que diz respeito ao serviço de encomendas, introduzido posterior-
mente, a evolução foi semelhante mas com algumas qualificações.
Em 1918, designadamente, estabeleceu-se uma taxa uniforme para
o Continente e Ilhas de $30, para encomendas até 6 kg. No entanto,
para as encomendas permutadas entre o Continente e as Ilhas, ou
entre estas, foi estabelecida uma sobretaxa de $72, relacionada com
os custos do transporte marítimo. Ao mesmo tempo, para a entrega
domiciliária em Lisboa e no Porto foi estabelecido umprémio, de $30,
que descia para $10, nas restantes sede de concelho.
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Relativamenteaeste segundo caso, permaneceuno tempoa cobran-
ça de uma taxa adicional por entrega ao domicílio. Evoluiu para um
valor uniforme para todo o País, mas dependente da disponibilidade
do serviço na localidade em causa.
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Quanto ao primeiro caso, ao longo da maior parte do século XX per-
maneceuuma sobretaxaparaas correspondências permutadas entre
o Continente e as Ilhas. Em 1978, as tarifas entre ilhas estavam ali-
Trabalhos de colocação do cabo telefónico subterrâneo entre Lisboa e Vila Franca de Xira, no ano de 1947, acervo iconográfico da FPC.