Página 20 - Códice nº5, ano 2008

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Saberes de conhecimentos teórico-práticos fundamentados, de
experiências feitos, de descobertas partilhadas por inventores, pro-
fessores, educadores, cientistas, promotores de uma cultura ins-
trutiva, que se pretende cada vez mais participada, acessível, ami-
gável, útil, usável, abrangente, experimental, compartilhada, real e
rigorosa.
Uma cultura científica,que seentende relacional,transdisciplinar,trans-
versal aos nossos quotidianos,impulsionadoradeatitudes conducentes
à necessidade de saber mais coisas; de nos fazermos compreender
melhor; de entendermos a causa dessas coisas; de percepcionar um
conhecimento científico aos mais diversos níveis, numa perspectiva
de aprendizagem ao longo da vida e do muito com a vida.
Uma cultura organizacional pessoal reflexiva, pelo despertar da
necessidade colectiva de continuar a aprender para empreender; de
apreender a ciência com vontade, de uma forma interessada e inte-
ressante, actual e actuante, numprocesso colaborativo de aprendi-
zagem complementar com interesses comuns e indispensabilidades
das nossas actividades quotidianas.
tificidade,namedidaemqueestaabrangeapenasquestões intelectuais
e aquele compreende, além da inteligência, também os sentimentos
(
ou,em termos contemporâneos,a subjectividade emsentido amplo)
e as acções práticas. Por outro lado,o positivismo é uma corrente filo-
sóficaqueafirmaqueoúnicoconhecimentoautênticoéoconhecimento
científico e que tal conhecimento só pode surgir da afirmação positi-
va das teorias através dométodo científico; outra doutrina filosófica
associa o positivismo a uma interpretação das ciências, e uma classi-
ficação do conhecimento auma éticahumana;o positivismo como um
modo de pensar que é consistente comos resultados positivos:que os
relaciona com factos que podem ser aproveitados através dos senti-
dos e sujeitos a verificação empírica – método científico.
Neste sentido, acreditamos que os museus de ciência e tecnologia
(
MCT) foram concebidos, na sua maioria, como espaços de deslum-
bramento para tempos de prazer àdescobertade saberes autónomos
relacionados;reconhecimentos de conhecimentos pertinentes;sabe-
res partilhados emaprendizagens colaborativas que sepretendemsig-
nificativas.