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nio. Por seu lado,a expressão«Web 2.0» seria só criada em2003 por
DaleDougherty,daO’ReillyMedia,mas foi mais bemdefinida pelo fun-
dador da editoraTimO’Reilly,numartigo amplamente difundido pela
Internet, «What is the Web 2.0», datado de Setembro de 2005.
Ao contrário daWeb 1.0 aWeb 2.0 tem como frase-chave «The widly
read-write web» e emerge num mundo de 80 milhões de sites e de
mais de 1 bilião de utilizadores globais (2006).
Embora o termoWeb 2.0 possa significar coisas diferentes para pes-
soas diferentes, é comummente aceite queWeb 2.0 pretende desig-
nar uma segunda geração de serviços baseados naWeb, que permi-
tem aos utilizadores partilhar informação de uma nova forma, pos-
sibilitada pela emergência de um conjunto de tecnologias e de servi-
ços associados.Trata-se de um conceito que reforça a ideia de infor-
mação e colaboração entre os internautas com
sites
e serviços virtuais.
A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os uti-
lizadores colaborem para a organização dos conteúdos.
Emsíntese aWeb 1.0 era sobre tecnologia (HTML,HTTP e SSL),enquan-
to a Web 2.0 é sobre pessoas e colaboração, suportada em novas
tecnologias (AJAX - Asynchronous JavaScript and XML - XML, e SOA).
Mas, em síntese, o que é aWeb 2.0? A principal característica distin-
tiva daWeb 2.0 (também conhecida por «Web participativa») é que
os contéudos são criados pelos próprios utilizadores,oferecendo uma
experiência dinâmica e interactiva,afastando-se do antigo conceito
de
sites
para publicação estática de informação, raramente actuali-
zados. O sucesso dos novos serviçosWeb baseia-se tambémnos bai-
xos custos associados:ao contrário do que acontecia nos anos 90,em
que o desenvolvimento de um
site
podia custar mais de 1 milhão de
dólares ,actualmente qualquer pessoa pode ter o seu
site
ou blogue
por apenas 100 dólares.
Ora, tudo isto significa ummundo novo que se abre a partir da Inter-