Página 64 - Códice nº2, ano 2005

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O tráfego colonial
Os gráficos 1 e 2 mostram as características do tráfego colonial de
então:
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Excepto em Cabo Verde, o tráfego «originado» nas colónias era
superior ao «terminado».
>
O tráfego oficial excedia sempre o tráfego particular, excepto em
Angola e Moçambique. A diferença entre um e outro crescia nas
colónias mais distantes, cujas tarifas eram mais elevadas. O trá-
fego oficial era transmitido pelas infra-estruturas daMarinha em
Monsanto. No total, em cerca de 820 000 palavras, 520 000 cor-
respondiama tráfego oficial. A CPRMalegava que algumas comu-
nicações particulares usavam esta via indevidamente. Este
cordassemcomas outras condições.Na argumentação foramusados
mapas mostrando valores de taxas telegráficas inferiores às pro-
postas,já praticados pelos ingleses para territórios seus,próximos das
colónias portuguesas.
A Portugal interessava a ligação por cabo submarino para todas as
colónias e orientou as negociações com este objectivo. As compa-
nhias apenas pretendiam manter os «portos» onde faziam trânsi-
to. Este processo constituiu o primeiro passo para a aproximação vir-
tual entre todo o território, que viria a ser concretizada em 1941 com
a «taxa única imperial».
oficial
20 000
0
40 000
60 000
80 000
100 000
120 000
140 000
160 000
particular
gráfico 2
Tráfego oficial e particular/colónia
2
° semestre de 1937 e 1° semestre de 1938
número de palavras
C.Verde
Macau
Índia
S.Tomé
Guiné
Angola
Timor
Moçambique
50 000
0
total
originado
C.Verde
Moçambique
Timor
Macau
Índia
S.Tomé
Guiné
100 000
150 000
200 000
250 000
300 000
gráfico 1
Tráfego originado, terminado e total/colónia
1
° e 2° semestre de 1938
número de palavras
terminado
Angola