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volume do tráfego em trânsito que,de CaboVerde,seguia para Santa
Helena.
O contencioso Governo-Companhias em 1937
Por isso, desde 1932 que se vinha verificando uma redução progressi-
va na receita das taxas de trânsito pagas pelas companhias de cabos
submarinos a Portugal
[
quadro 3]
.
Para compensar as reduções veri-
ficadas em anos anteriores, já em 1935 havia sido decretado que se
cobrasse às companhias inglesas um rendimento mínimo de 175 000
francos ouro pelo tráfego que transitava em S. Vicente para Santa
Helena, cujos destinos eram a Cidade do Cabo e o Oriente. O gover-
no português,que não tinha qualquer forma de verificar a exactidão
do volume de tráfego em trânsito, calculava as receitas a receber
com base em elementos de tráfego fornecidos pelas companhias.
Couto dos Santos e Alfredo Vaz Pinto (à data ainda administrador
dos CTT) efectuaram em Março de 1937 uma análise da situação
5
.
Boa parte do problema tinha origem na redução de receitas que se
devia ao reencaminhamento do tráfego por via radioeléctrica ou
outra, dado que era cobrado um valor excessivo de taxas de trânsi-
to, comparativamente com o custo se se optasse pela via alternati-
pole e no triângulo CAM eram muito elevados e tornavam-se proibi-
tivos nas ligações entre as várias colónias e destas para o estrangei-
ro, pois vigorava a tarifa com base na distância.
[
quadros 1 e 2]
No respeitante ao trânsito do Atlântico Norte (amarrações em Lis-
boa e nos Açores), existiam contratos com outras companhias (ITAC,
DAT eWUT) que haviamfixado a partir de 1934 as taxas de trânsito em
valores degressivos (5-4-2-0) consoante o volume do trânsito
2
.
Entre-
tanto Portugal verificara que este regime não lhe era conveniente e
pretendia uniformizar estas taxas em4 cêntimos
3
.
As restantes com-
panhias, inglesas e outras, queriam usufruir também do sistema de
taxa degressiva.
A tecnologia rádio que se vinha desenvolvendo desde o início do sécu-
lo, sofrera uma evolução significativa no final dos anos 20 coma apli-
cação da onda curta aos «Beamsystems». Estes sistemas,comcusto
reduzido,permitiam jáquea transmissão via rádio se tornasseummeio
alternativo económico e igualmente fiável.
No início da década de 1930, a Inglaterra instalou na ilha de Ascen-
são, a 1400 km da ilha de Santa Helena
4
,
uma estação rádio poten-
tequepassoua ser usadapelas companhias de cabos submarinos ingle-
sas para desviar o tráfego, o que vinha reduzindo a partir de então o
Alfredo Vaz Pinto, retrato a óleo de Henrique Medina.
Quadro 2
Taxas de trânsito que Portugal recebia das companhias inglesas
Ligação/destino
Taxa (cêntimos franco ouro)
Para América do Norte
5
Para América do Sul
20
Para Africa do Sul
7
América do Norte - América do Sul
20
América do Norte - Africa do Sul
12
*1
francoouroequivalea7$30.
Quadro 3
Reduções das receitas das taxas de trânsito (1932-1935)
Trânsito
Companhias
%
para a
%
Redução %Redução
receita total 1932-35 1934-35
Açores
Eastern e Imperial
30
27,6
20,7
São Vicente
Western
50
29,8
21,5
SãoVicente
(
via Santa Helena)
Western
20
49,5
32,8
Total
100
33,4
23,4