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O superintendente geral
dos Correios e Postas do Reino
As qualidades reveladas no exercí-
cio dos vários cargos desempe-
nhados no decurso dos dezoito anos de car-
reiraprofissional faziamperspectivar umfutu-
ro auspicioso à frente dos desti-
nos da Superintendência Geral
dos Correios e Postas do Reino para
que fora nomeado, em 20 de
Janeiro de 1799.
A já referida passagemda exploração dos
correios para o Estado, ocorrida em
Março de 1797, exigia dos novos responsáveis
dos serviços postais um profundo empenho,
com vista à sua desejada reconversão, por
forma a torná-losmais capazes de assumir a
sua verdadeira função pública e social.
Para cumprir este objectivo que, aliás,
havia constituído uma das princi-
pais razões da assunção dos cor-
reios pelo Estado, tornava--se
necessário avançar com um con-
junto de reformas, visando uma
melhor coberturadopaís e o estabelecimentode
circuitos de transporte das correspondências mais efica-
zes.
Figura de grande competência e extremamente dinâmi-
co, ao Dr. José Diogo Mascarenhas Neto se ficariam a
dever alguns diplomas que,desde logo,dei-
a ser encarregado da construção da estrada de Lisboa ao
Porto,mostrando nestas novas funções elevadas capacidades
organizativas e grande competência técnica, que merece-
ram rasgados elogios dos seus superiores.
A regularidade e a economia que caracterizavam
os trabalhos da sua construção, bem
como o primor técnico comque estes
se efectuavam, foram, certamente, algu-
mas das razões que terão levado o Gover-
no a sugerir à Coroa a indigitação de Mas-
carenhas Neto para o lugar de superinten-
dente geral das Estradas do Reino. Assim, por
decreto de 14 de Abril de 1791, era nomeado
para este cargo de tão grande responsabili-
dade.
Sabe-se que desempenhou com grande efi-
ciência este cargo, continuando a construção
da estrada de Lisboa ao Porto que, numa
primeira fase e com algum prejuízo para o
desenvolvimento do País, viria a ficar-se por
Coimbra.
Em 1794, volta àmagistratura, como desembargador doTri-
bunal daRelaçãodo Portode onde sairia,somente,quan-
do chamado paranovos desafios como superintendente
geral dos Correios e Postas do Reino.
Móvel divisor, início do século XIX, património museológico da FPC.
Regulamento provisional, 1799, arquivo iconográfico da FPC.