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Para finalizar,poderemos afirmar que
a rede viária fundamental e de maior
importância económica era a estrada
Lisboa/Santarém/Coimbra/Porto.
O transporte fluvial, ou marítimo uti-
lizava um tipo de embarcações de
pequeno porte, para subir os rios e
chegar a pequenos portos fluviais,
que ora utilizavam velas, as naus, ou
a força dos remos,as galés e, para
pesca e pequenas cargas, as carave-
las,obaixel eoutras designações locais.
A utilização dos portos fluviais era
muito frequente, suprindo as defi-
ciências e as alcavalas dos percursos terrestres, assim entre os sécu-
los XII e XIV,mencionam-se comfrequência emdocumentos os seguin-
tes portos:Valença,o rioMinho;Viana,a foz do rio Lima;Vila do Conde
a foz do rio Este;Porto eGaia,o rioDouro;Ovar,Estarreja,Vagos e Buar-
cos,o rioMondego;Paredes,Pederneira,S.Martinho,Alfeizarão,Salir,
Atouguia, Lourinhã, Ericeira, Lisboa e Almada, o rio Tejo; Setúbal e
Álcacer, o rio Sado; Odemira, o rio Mira e Arrifana, Lagos, Alvor, Silves,
o rio Arade.
A comercialização dos produtos. As feiras
A troca e comercialização dos produtos após o seu transporte eram
feitas nas povoações em locais próprios designados muitas vezes
indistintamente como açougues, mercados e feiras.
O açougue era o mercado diário, existente nas cidades ou povoados
importantes, reunindo tendas fixas ou de armar para os produtos
de artesãos, concorrendo os lugares em redor com os seus exceden-
tes agrícolas, sujeitos a uma regula-
mentação apertada, sendo toda a
mercadoria transaccionada sujeita a
imposto.
A feira era um mercado periódico,
estando muitas vezes ligada a roma-
rias e festividades religiosas.
A sua instituição era um factor de
desenvolvimentoda localidadeonde se
realizava, quer pelos produtos que
atraía,trazidos pormercadores ealmo-
creves,quer pelo consumo que gerava,
tornando-se assim, a partir do século
XIII, um dos meios que D. Afonso III e
D.Dinis adoptarampara povoamento e atracção das populações e da
actividade comercial, principalmente junto às regiões fronteiriças do
interior.
A suaduração era variável,sendoas anuais emensais asmais comuns,
isentando populações e produtos de taxas e imposto a que normal-
menteestavamsujeitos,peloque sepoderádesenhar umtrânsitoperió-
dico que almocreves e mercadores não deixariam de frequentar.
Regiões
Século XII
Século XIII
Século XIV
Entre-Douro e Minho
2
7
3
Trás-os-Montes
1
13
3
Beira
13
4
Estremadura
3
2
Alentejo
6
4
Algarve
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