Página 21 - Códice nº1, ano 2004

Imediatamenteapós a ligação,por diligência,deMadridà fronteirapor-
tuguesa,em1829,aempresa«FranciscoPaulaGomes Rollo&C
a
»,
que
se crê de origemespanhola,pedia o privilégio de exploração daMala-
Posta para atravessar o Alentejo, emMaio desse ano.
Acabadas as negociações,emfinais de 1829,quealiás decorrerammuito
rapidamente,emapenas trêsmeses, tudo se preparava para abrir,no
Verão, do ano seguinte, uma carreira concessionada por dez anos à
denominada Companhia das «Reais Diligências» de Francisco Rollo.
Duranteesteperíodode tempo,aCompanhiaassumia contratualmente
a responsabilidade do transporte do correio desta linha, pelo que
receberia a importância de 9.000$000 réis pagos pelo Administrador
Geral dos Correios,devendo manter ao seu serviço todos os Mestres
de Posta existentes, com os privilégios que detinham, mantendo
estes, por sua vez, vínculo ao Estado.
Constava ainda do contrato a possibilidade de importação de car-
ruagens, arreios e 31 cavalos com total isenção de impostos.
A abertura ao público teve lugar em9 de Julho de 1830, comduas via-
gens semanais,às segundas e sextas-feiras.Os cercade 150quilómetros
de percurso entre Aldeia Galega e Badajoz eramvencidos emcerca de
36
e 38 horas, considerado já o tempo de repouso e as formalidades
alfandegárias na fronteira. Deve-se salientar que os passageiros ini-
ciavamou terminavama viagemde diligência emAldeia Galega,pelo
que a travessia do Tejo era assegurada em barco a vapor entre esta
localidade e Lisboa.
Apesar de teremsurgido alguns problemas,desde 1830,as diligências
circularamsatisfatoriamente,conseguindo-se uma ligação bastante
rápida entre Lisboa e Madrid, em cerca de seis dias.
No entanto, apesar de todos os esforços desenvolvidos pela Compa-
nhia e da ajuda económica do Governo português, os resultados da
exploração forammuitonegativos dopontode vista financeiro.As cau-
sas desta situaçãodeveriamter estadonoescassonúmerode viajantes
e de correspondências,coma agravante dasmás condições da estra-
da provocarem um enorme desgaste no material circulante.
Tendo em vista a sua reestruturação, que aliás nunca ocorreu, a car-
reira foi suspensa, em Fevereiro de 1831. A exploração que tinha tido
uma duração de cerca de setemeses,chegou ao seu termo,findando
também este segundo momento da Mala-Posta portuguesa.
3
˚ Período
A Afirmação da Mala-Posta (1852-1871)
Do ponto de vista político, a segunda metade do século XIX coincidiu
coma chegada ao poder do Partido Regenerador,como qual seria ini-
ciado umnovo ciclo da vida portuguesa.Na realidade,assistiu-se a um
longo período de acalmia política e social, que contrastou com todo
o percurso conturbado da primeirametade de oitocentos. A fuga pre-
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Postilhão da Mala-Posta do Alentejo, aguarela de Alberto de Sousa.
Tabela de preços da carreira Carregado-Porto.