“Visões do Império” – exposição de memórias individuais e coletivas

A exposição “Visões do Império”, patente no Padrão dos Descobrimentos, em Belém, retrata os contextos de produção e dos usos da fotografia, relacionando-os com alguns dos factos mais relevantes da história do império colonial português. Cada visitante irá ver esta mostra com diferentes olhos e perspetivas.

A Fundação Portuguesa das Comunicações participa nesta exposição com peças e obras da coleção dos CTT Correios de Portugal – desenhos originais e selos emitidos em Angola, Guiné e Moçambique.

As imagens são testemunhas de uma história e um propósito, seja ele comercial, económico, político ou social. Para abrir novas visões de análise e aprendizagem, decorrem aos domingos às 11h visitas conversadas.

Pretende-se através desta mostra dar a conhecer alguns dos eventos e factos mais relevantes da história do império colonial português, assim como os contextos de produção e dos usos da fotografia nessa época. As imagens testemunham a idealização dos territórios coloniais, dos seus recursos e das suas populações.

A exposição «Visões do Império» está patente no Padrão dos Descobrimentos até 30 de dezembro de 2021

Selo de Rui Preto Pacheco “Modalidades Desportivas” – Coleção dos CTT – Correios de Portugal