Trono de Santo António do Museu das Comunicações – Edição 2021

A Fundação Portuguesa das Comunicações participou este ano na iniciativa Trono de Santo António com uma obra de Soraia Domingos, técnica superior em gestão de património postal e de telecomunicações, no Museu das Comunicações.

Desde 2015, aproximando-se o 13 de junho, dia de Santo António, a EGEAC desafia todos os interessados a criar um trono do Santo António, em que os ingredientes para a obra são: materiais reciclados, originalidade e muita imaginação.

O processo criativo utilizado por Soraia Domingos assentou na ideia de ser um elemento sustentável que aproveitasse e reutilizasse peças de equipamentos de telecomunicações em desuso. O preto, e diversos tons de dourado, foram as cores escolhidas para criar um trono sóbrio e elegante, e ao mesmo tempo opulento e com uma certa extravagância.

Soraia pôs as mãos à obra, pintou de dourado as primeiras peças, manípulos dos auscultadores dos telefones de mesa L. M. Ericsson AC 110, e distribuiu-as pelos degraus do trono, como sendo o elemento marcante que daria destaque à figura do Santo António. De seguida, forrou a estrutura do trono, montou uma parte circular de grande dimensão por trás do Santo, e colocou diversas peças e componentes a convergirem para a figura central.

Foram incluídos outros elementos decorativos no trono, como válvulas, marcadores telefónicos de disco, porcas de metal e parafusos pintados, entre outros.
Para finalizar a obra, vieram os festões típicos dos santos populares, tendo estes a originalidade de serem todos de cor preta.

Ao longo do mês de junho conheça o Trono de Santo António do Museu das Comunicações, obra criativa de Soraia Domingos. Basta deslocar-se à Rua D. Luís I, 22, em Santos, onde se encontra a Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações.