Telefones e máquinas de escrever na série 3 Mulheres

As máquinas de escrever foram ao longo dos tempos importantes companheiros de ideias de jornalistas, artistas, políticos e ativistas. No seu formato portátil eram, a par com os telefones fixos, presença obrigatória em qualquer escritório, tal como hoje são os portáteis e os telemóveis.

Na recriação histórica da série 3 Mulheres não podiam faltar estes equipamentos já que retrata a história de três figuras femininas (Natália Correia, Snu Abecassis e Vera Lagoa) que tiveram uma participação relevante na cultura em Portugal, através da edição de livros, jornais e ativismo político.

Para dar corpo aos cenários da série da RTP, a Fundação Portuguesa das Comunicações cedeu diversos equipamentos e mobiliário dos quais destacamos a máquina de escrever usada por Natália Correia e o icónico telefone branco de Snu Abecassis.

Para ouvir e ver estes equipamentos a funcionar, acompanhe todas as quartas-feiras a série que retrata a vivência e ambiente dos intelectuais da Lisboa de 1975 a 1982.

O Património Museológico da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) integra um valioso acervo de peças da área postal e de telecomunicações que vão desde o século XVI aos nossos dias. Parte do património está exposto no Museu das Comunicações e outra parte está guardado nas reservas museológicas da FPC.

Mais informações sobre a cedência de património da FPC, contactar: pptreserva@fpc.pt