O Museu das Comunicações está aberto ao público: 10h às 18h.

Dona Maria II

No âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Correios, a 9 de outubro, a exposição permanente do Museu das Comunicações; Vencer a Distância – cinco séculos de comunicações em Portugal vai ser enriquecida com uma exposição temporária “D. Maria II” onde se apresentam alguns exemplos notáveis do primeiro selo português.

Na Galeria Filatélica, poderá conhecer um pouco melhor a história deste primeiro selo português, que começa em Inglaterra, com a reforma postal levada a efeito em 1840 através da invenção da forma estampilhada de pagamento antecipado do transporte de mensagens através da rede postal. Esta invenção rapidamente se estendeu a outras geografias, tendo chegado a Portugal pela influência de D. Fernando de Saxe-Coburgo, marido de D. Maria II.

E é precisamente a D. Fernando que se deve o desenho da efígie de D. Maria II que figura nos nossos primeiros selos. Em 23 de setembro de 1852, escreve uma carta ilustrada pela sua mão onde desenha o perfil da Rainha e dá instruções detalhadas sobre as cores a utilizar. Considera-se esta carta o documento fundacional da filatelia portuguesa.

Esta exposição estará patente na Galeria Filatélica de 9 de outubro de 2019 até 31 de Maio de 2020.