Restauro de uma Caravela Portuguesa

Uma das missões da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) é promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações.

Cabe à área do Património Museológico das Comunicações da Fundação, em particular a área de Património Postal e Telecomunicações, concretizar esta tarefa através do estudo, conservação e restauro das peças do seu acervo museológico.

Muitas peças que se encontram na Reserva Museológica da FPC têm sido restauradas, entre elas gostaríamos de destacar o trabalho de intervenção e restauro de uma Caravela Portuguesa.

Trata-se de uma maquete tridimensional, na escala de 1/50, de uma Caravela Portuguesa relativa ao período dos Descobrimentos, séc. XV e XVI.

A Caravela é de madeira, entre outros materiais, e tem uma largura de 58cm e uma altura de 66cm.

Sobre o estado de conservação da peça: encontrava-se num estado de conservação bastante débil, principalmente na zona superior dos mastros, das velas e das vergas: uma fratura com lacuna na base do mastro principal, uma fratura com lacuna na verga principal, duas fraturas no mastro de mezena (mastro de dimensões intermédias). A par das fraturas, havia também depósitos de poeiras e sujidade acumulada, bem como a oxidação dos metais.

A intervenção realizada desenvolveu-se em oito fases: limpeza mecânica; limpeza química; consolidação estrutural; remoção de óxidos; reconstituição volumétrica; reconstituição superficial; reintegração cromática; camada de proteção.

Para finalizar e proteger as intervenções realizadas, aplicou-se uma camada protetora de verniz da Veleca “Ritoccolegno” de cor castanha no tom da peça, também para ajudar na reintegração cromática da caravela.