Proteja o património das comunicações e doe 0,5% do seu IRS

Todos os anos renovamos o nosso apelo à proteção e preservação do património dos correios e telecomunicações que se encontra à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações. Esta valiosa coleção, conta uma importante parte da história do nosso país e encontra-se em exposição no Museu das Comunicações. Está também guardada em três reservas, onde estão mais de 62.800 peças, coleções filatélicas e obras de arte. A Fundação tem também um arquivo e biblioteca disponível para investigação, análise e consulta.

Desde 1997 que redobramos os nossos esforços no sentido de comunicar, expor e divulgar este património histórico e científico, um legado importante para a formação das gerações futuras e despertar do interesse por uma área tão importante e estratégica como são as Comunicações.

Através do seu acervo é possível aprender sobre o modo como ao longo do tempo a humanidade foi encontrando soluções para a sua necessidade de comunicar. Apelamos assim a todos para que contribuam através do seu IRS para a proteção deste importante repositório de memórias que se encontra à guarda da Fundação e que conta um passado com cerca de cinco séculos, bem como questiona e apresenta visões e novas formas de comunicar no futuro.

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) está neste momento a promover a campanha de captação de donativos através do preenchimento, na declaração de IRS, da rubrica Consignação a Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública. Se ainda não preencheu a sua declaração de IRS, ainda está a tempo de contribuir.

Ao apoiar esta causa, através da Declaração de IRS, os contribuintes não irão pagar mais nem receber menos, isto porque os 0,5% são retirados do imposto já retido pelo Estado. Assim, ao preencher a sua declaração, os contribuintes deverão assinalar a opção “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública” e indicar, no campo 1101, o NIF da Fundação Portuguesa das Comunicações – 504166255. Deste modo, o valor será automaticamente canalizado para a Fundação, sem quaisquer encargos para o contribuinte.

Apoie a Fundação Portuguesa das Comunicações, contribua para a preservação do património das comunicações em Portugal e visite a nossa exposição permanente  “ Vencer a distância”.