A Fundação Portuguesa das Comunicações participa no “Projeto 17 – Geografias, Património Cultural das Fundações Portuguesas”, uma iniciativa do Centro Português de Fundações.
Trata-se de uma exposição coletiva, composta por diversos bens culturais que integram o património das fundações associadas e que estabelecem ligações a um ou vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Os espaços expositivos foram livremente escolhidos por cada uma das fundações e podem ser encontrados nas suas sedes, museus ou receções.
No Museu das Comunicações disponibilizamos uma visita orientada à exposição “Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal” que apresenta os principais contributos dos correios e das telecomunicações para o desenvolvimento sustentável. O visitante terá a oportunidade de fazer uma viagem por mais de 500 anos de história, organizada em quatro grandes temáticas:
1. Desenvolvimento económico social
2. Planeta
3. Inovação
4. Gestão e governança
A visita tem por base um guião que propõe percorrer os espaços expositivos do museu de forma divertida e pedagógica, seguindo um labirinto de pistas a descobrir nos vários núcleos expositivos.
Para ficar a conhecer as propostas de cada uma das fundações que fazem parte desta iniciativa consulte o catálogo – Mapa 17 que apresenta o itinerário das exposições definidas por cada fundação.
As fundações associadas a este projeto são: Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Fundação Casa de Fronteira e Alorna, Fundação EDP, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Marques da Silva, Fundação Millennium BCP, Fundação Oriente e Fundação Portuguesa das Comunicações.