Prémio Norberto Fernandes – Arte e Tecnologia – Vencedores

Entre as dez obras candidatas ao Prémio Norberto Fernandes 2024 – Categoria Arte e Tecnologia – o júri composto por Helena Barranha, Isabel Carlos e Miguel Von Hafe Pérez, elegeu como vencedor a obra “Sentiment Data Painting – World News 2024”, de Rudolfo Quintas.


A obra “Sentiment Data Painting – World News 2024″ foi premiada pela sua capacidade de questionar a condição digital do nosso quotidiano e a forma como o presente é globalmente apreendido. Ao editar fontes mediáticas, Rudolfo destaca a necessidade de um posicionamento crítico do espectador em relação aos produtores de conteúdos informativos, criando uma obra que combina transparência conceitual com uma plasticidade poética e oferecendo um espaço reflexivo sobre a era digital. A pintura digital lê notícias on-line de jornais de todo o mundo. Cada vez que um meio de comunicação publica uma notícia, o sentimento da notícia é analisado pelo software da peça e uma nova mancha de cor é pintada.

A Menção Honrosa foi atribuída ao trabalho de Dalila Gonçalves, “Sinfonia de Vapor (2024)”. Através da fusão de tecnologia sofisticada com uma estética aparentemente analógica, a instalação evoca a memória dos sistemas industriais modernos, criando um contraste entre a solidez dos bronzes e a efemeridade do vapor e do som, oferecendo uma experiência sensorial e convidando à reflexão sobre os processos de transformação da matéria e o legado da revolução industrial no mundo atual.

As obras podem ser visitadas no Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações até ao próximo dia 28 novembro.
A entrada é gratuita.

Muitos Parabéns Rudolfo Quintas e Dalila Gonçalves!