Museu das Comunicações e a Biblioteca encerrados 11/03 a 03/04

Pessoa, Saramago e Ricardo Reis, para alunos do secundário

Estreou em dezembro, e tem sido um estrondoso sucesso junto da comunidade escolar, sobretudo junto dos professores e alunos do secundário, esta peça de teatro.
Sabemos como é importante que os alunos que se motivem e se interessem (e, sobretudo, assimilem) algumas matérias do programa e sabemos que o ensino não formal, em ambiente distinto do da sala de aula, pode ajudar a consolidar conhecimentos que se adquirem no ensino formal.

A peça parte do livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” para construir um encontro entre José Saramago e Fernando Pessoa. Os dois escritores querem pôr à prova Ricardo Reis e a sua ideia de conceção do mundo. Saramago e Pessoa constituem um primeiro núcleo cénico onde, conversando um com o outro sobre este “novo” Ricardo Reis, vão escrever a história e dar origem a um segundo núcleo cénico, o das personagens da narrativa. Assim, os espectadores, terão acesso, não só a um diálogo entre os dois criadores, mas à escrita viva da história das personagens.

Uma das turmas que assistiu aos espetáculos veio da Escola Profissional Gustave Eiffel Amadora-Sede, na Amadora, e a professora Sandra Cid partilhou connosco a suas impressões sobre a peça e o seu impacto nos alunos:

É bom saber que os objetivos foram atingidos. Sabemos como é importante que os alunos se motivem e se interessem (e, sobretudo, assimilem) algumas matérias do programa e sabemos que o ensino não formal, em ambiente distinto do da sala de aula, pode ajudar a consolidar conhecimentos que se adquirem no ensino formal.

A peça de teatro “Caídas do Teto”, é a nossa proposta, para todos os que queiram conhecer Pessoa, Saramago e Reis.

Reserve já os lugares para a sua turma, em museu@fpc.pt