Pessoa e Saramago – Teatro para todos

Em dezembro de 2019, a peça “Caídas do Teto” estreou no Museu das Comunicações exclusivamente para os jovens do ensino secundário, por sabermos que o ensino não formal, em ambiente distinto do da sala de aula, pode ajudar a consolidar conhecimentos.

O interesse que a peça suscitou na comunidade não escolar foi enorme, pelo que decidimos alargar a audiência, e permitir que qualquer pessoa assista à peça de teatro.

“Caídas do Teto” acontece em plena exposição do Museu das Comunicações.

A peça parte do livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” para construir um encontro entre José Saramago e Fernando Pessoa. Os dois escritores querem pôr à prova Ricardo Reis e a sua ideia de conceção do mundo. Saramago e Pessoa constituem um primeiro núcleo cénico onde, conversando um com o outro sobre este “novo” Ricardo Reis, vão escrever a história e dar origem a um segundo núcleo cénico, o das personagens da narrativa. Assim, os espectadores, terão acesso, não só a um diálogo entre os dois criadores, mas à escrita viva da história das personagens.

O ponto de partida para um diálogo com Pessoa, Saramago; Ricardo Reis Saramaguiano versus Ricardo Reis Pessoano; Lídia e Marcenda – as representações do amor; o contexto histórico e político europeu; a Lisboa de 1936 e muito, muito mais.

Intérpretes: Anna Leppänen e Rita Lagarto.
Texto: Lúcia Pires
Produção: “Companhia de Actores”

A peça está em cena até maio de 2020: 11/02; 10/03; 28/04; 25/05

Ficamos à sua espera.

Duração: 40 minutos
Preço: €5 (o bilhete inclui uma visita livre, no próprio dia, à exposição “Vencer a Distância”)
Local: Exposição “Vencer a Distância”, Núcleo dos Correios
A lotação máxima do espaço é de 90 pessoas.
Mais informações e compra de bilhetes: museu@fpc.pt

Mais informações aqui.