“Vento Norte” – RTP, com excelentes recriações históricas

“Vento Norte” estreia hoje à noite na RTP1. A nova série histórica, do canal público de televisão, apresenta algumas peças de telecomunicações constantes do património museológico da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Esta série de ficção retrata um romance do século XX, passado na cidade de Braga e conta-nos a história de uma família aristocrata do Minho, dando-nos a visão de um Portugal à beira da Ditadura, nos loucos anos vinte, em que tudo parecia possível.

Tem sido uma prática frequente da FPC ceder o seu património em reserva a outras instituições, museus, produtoras de cinema e televisão, investigadores, entre outras entidades, sobre a forma de empréstimo.

E é neste contexto que a FPC está presente na nova série “Vento Norte” com peças do seu património, como telefones, máquinas de escrever e outro material da época do Estado Novo.

O Património Museológico da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) integra um valioso acervo de peças da área postal e de telecomunicações que vão desde o século XVI aos nossos dias. Parte do património está exposto no Museu das Comunicações e outra parte está guardado nas reservas museológicas da FPC.

Para mais informações sobre a cedência de património da FPC contacte por favor: pptreserva@fpc.pt