O dia 20 de outubro de 1934 marca o início do transporte aéreo comercial português, realizado pela Companhia Aero-Portuguesa, com o apoio da companhia francesa Air France.
Naquele sábado, às 9h47, o trimotor partiu do aeródromo de Alverca com destino a Tanger, e com ligação a Casablanca e América do Sul (Brasil). A aeronave transportava correio com destino a Marrocos e América do Sul, e entre os passageiros estava o Comandante João Júdice de Vasconcelos, fundador e dirigente da Aero-Portuguesa, bem como o jornalista Artur Portela.
Às 11h40 o avião sobrevoou a baixa altitude o aeródromo de Vila Real de Santo António, onde muitas pessoas o esperavam e acenavam de contentamento, ao mesmo tempo que eram lançados exemplares do jornal “Diário de Notícias” e duas mensagens, uma delas destinada ao povo algarvio e outra para o inspetor da Arma do Aeronáutica, Cifka Duarte, também ali presente.
À chegada a Tânger, às 12h37, um mar de gente esperava a aeronave. Entre eles, o cônsul português e outras entidades oficiais.
De imediato, o correio acabado de chegar, seguiu por via aérea para Casablanca e América do Sul e o avião português regressou para Alverca na manhã seguinte.
A partir desse momento, a carreira aérea Lisboa-Tânger-Lisboa passou a fazer-se duas vezes por semana. Nela viajavam passageiros e o correio com destino à África Ocidental Francesa.
Um pouco mais tarde, em 1936 foi emitido o primeiro selo de Correio Aéreo “Hélice”, com autoria de Almada Negreiros.
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