Novo Cabo Submarino com Amarração em Portugal

Foi inaugurado, em Sines, o novo cabo ótico submarino “EllaLink”, uma infraestrutura essencial para a interconexão digital e a transmissão de dados entre a Europa e a América Latina.

Os cabos submarinos são responsáveis por grande parte do desenvolvimento ocorrido nas comunicações, correspondendo às “autoestradas” por onde a informação circula, quase à velocidade da luz, permitindo-nos comunicar de forma instantânea. Os cabos de fibra ótica são responsáveis por 97% de todos os dados intercontinentais. Portugal, pela sua localização geográfica, sempre assumiu um papel determinante no desenvolvimento dos mesmos.

Em fevereiro de 2000, foi inaugurado o “Atlantis 2”, o primeiro cabo ótico submarino a estabelecer a ligação da Europa com a América Latina. Ao atravessar o Oceano Atlântico, estabelece ligação entre a Argentina (Las Toninas), o Brasil (Fortaleza), Cabo Verde (Praia), Senegal (Dakar) , El Médano (Ilhas Canárias) e Portugal (Sesimbra) .

O novo “EllaLink”, cria uma reta direta mais curta entre a Europa e o Brasil, evitando a passagem por outros países, já que passa apenas por Funchal, Praia e Fortaleza. O novo sistema reduz assim a latência em 50% , em comparação com a infraestrutura atual.

O sistema inclui também várias rotas terrestres que ligam “data center” estratégicos em Lisboa, Madrid, Marselha, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Desde 2015 que o Museu das Comunicações tem uma exposição dedicada aos Cabos Submarinos. A exposição, renovada no ano passado, dá a conhecer os aspetos históricos ligados à tecnologia dos cabos submarinos (telegrafia, coaxial e fibra ótica), bem como os impactos tecnológicos, económicos e sociais das comunicações globais.

Um percurso em que os visitantes podem conhecer as técnicas de instalação, exploração e manutenção dos cabos submarinos, desde o carregamento do cabo no navio ao lançamento e deposição no fundo do mar, à amarração e reparação de um cabo submarino, bem como a partilha de utilização do fundo do mar e prevenção de cortes.