Museu das Comunicações nos Circuitos Ciência Viva

O Museu das Comunicações celebrou recentemente uma parceria com o programa Ciência Viva, fazendo agora parte dos seus Circuitos, na área ciência e cultura.

Os Circuitos Ciência Viva são um programa de turismo científico que permite conhecer Portugal a partir dos Centros e Circuitos Ciência Viva, dinamizados um pouco por todo o país.

O Museu das Comunicações ao fazer parte deste projeto, apresenta agora um desconto de 50% no bilhete de entrada do Museu, ou seja, €2,5 para o total dos utilizadores do Cartão Ciência Viva.

Aproveite este desconto e venha conhecer a História das Comunicações em Portugal, um percurso expositivo que abarca cerca de cinco séculos. Para além das visitas às exposições, aos sábados à tarde, temos uma oferta de visita diferente: “Os Labirintos”. Cada mês é dedicado a um tema diferente.

Os grupos recebem as pistas no início da atividade e vão à descoberta de peças do património, que podem ser encontradas ao longo das exposições, e que respondem aos desafios apresentados.

Ao longo da história inúmeras invenções foram fundamentais para o desenvolvimento das comunicações, tanto na área dos correios como das telecomunicações. A descoberta do vapor, a criação da eletricidade, o aparecimento da internet, são apenas alguns desses exemplos.

Nas exposições temporárias visite “No início era a válvula…do sinal analógico ao digital”, um espaço que reproduz a sensação de estar num laboratório do início do séc. XX, onde válvulas de diferentes tamanhos, feitios e épocas partilham o mesmo espaço. Uma exposição que combina ciência e arte.

Também o núcleo expositivo “Cabos submarinos”, permite fazer uma viagem por 150 anos de história, uma oportunidade para conhecer de perto a tecnologia dos cabos submarinos e o seu impacto económico e social.

É neste contexto histórico que propomos uma visita ao Museu das Comunicações para conhecer de perto a nossa galeria de inventores, as suas criações e os principais marcos dos seus avanços científicos.