Joseph Murgas, pioneiro na telegrafia sem fios

Nascido a 17 Fevereiro de 1864, Joseph Murgas foi um cientista eslovaco, pioneiro no desenvolvimento da telegrafia sem fios.

Em 1888, terminou o curso de teologia e obteve a ordenação sacerdotal. Fora das horas de trabalho como pároco, frequentava aulas de pintura e criava obras de arte sacra, pintava paisagens, retratava personalidades eslovacas entre outros temas.

Oito anos mais tarde, emigrava para os Estados Unidos como pastor. Sem possibilidade para continuar na escola de pintura, voltou a interessar-se pelas ciências naturais e montou um laboratório para pôr em prática as experiências que tinha em mente, em particular na área da radiotelegrafia.

Murgas recebeu as suas duas primeiras patentes em 1904 pela criação do aparelho para telegrafia sem fio e o meio de transmissão de mensagens por telegrafia sem fio. O reconhecimento do seu trabalho incentivou-o a criar a Universal Aether Telegraph Co. Três meses mais tarde, uma forte tempestade destruiu parte dos mastros de uma das antenas e infelizmente a empresa teve de fechar.

Criou então um jornal, onde publicou alguns artigos de divulgação científica. Entretanto, os estudos de física e experiências que fazia, eram pagos com o dinheiro que recebia pela venda das suas pinturas.

Após diversas experiências, foi capaz de transmitir sinais de telégrafo a uma taxa de 50 palavras por minuto, numa altura em que o sistema de Marconi só conseguia gerar quinze. Este sucesso atraiu a atenção da Marinha dos Estados Unidos, que de imediato o contratou como consultor para melhorar a telegrafia sem fios. Entre 1907 e 1916 registou mais de 15 patentes no domínio da telegrafia.

Com a entrada dos Estados Unidos na I Guerra Mundial, as estações privadas de radiotelegrafia foram proibidas, o que obrigou Joseph Murgas a regressar à Eslováquia onde se dedicou ao ensino.

Em 1939, a República Eslovaca deu o nome de Joseph Murgas à sua primeira e única estação de rádio e emitiu um selo comemorativo em sua homenagem, como reconhecimento do seu contributo no desenvolvimento das telecomunicações.

Créditos imagem: Wikimedia Commons / Licença Creative Commons