John Rayleigh, pioneiro na eletromecânica

Físico e matemático, John Rayleigh é o inventor que destacamos este mês por ter dado importantes contributos para o desenvolvimento das telecomunicações, através do trabalho de investigação realizado nas áreas da acústica, eletromecânica e eletromagnetismo (teoria das ondas eletromagnéticas).

Em 1871, publicou um importante artigo sobre a dispersão da luz, onde explicou pela primeira vez, a razão do céu ser azul.

Entre 1879 e 1884, foi professor de física experimental em Cambridge, tendo estado entre os primeiros a introduzir o sistema experimental – realizava demonstrações durante as suas aulas teóricas através de laboratórios que funcionavam como centros de pesquisa.

O seu trabalho cobriu quase toda a física da época: acústica, teoria ondulatória, visão das cores, eletrodinâmica, eletromagnetismo, dispersão da luz, hidrodinâmica, densidade dos gases, viscosidade, capilaridade, elasticidade e fotografia.

Foi reconhecido pela Royal Society em diversos momentos e recebeu o prémio nobel da física em 1904, pelo seu trabalho sobre “A densidade dos gases no ar e a descoberta do argónio”.

Para saber mais sobre a evolução das comunicações ao longo dos séculos, visite a exposição ” Vencer a distância – cinco séculos de comunicações em Portugal e o espaço “Experimentação“.

Créditos imagem: Wikimedia Commons / Licença Creative Commons